segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Número de meninas mortas em 2020 é 91% maior do que 2019 no Ceará

 

Há dois meses a pequena Amanda, de quatro anos de idade, foi atingida por disparos de um grupo armado na Comunidade do Caroço, próximo ao bairro Praia do Futuro, em Fortaleza. A criança estava com a mãe, que também foi atingida pela arma de fogo. Semanas depois, Amara, uma adolescente de 13 anos, perdeu a vida após invasão armada na casa em que mora, no bairro Planalto Ayrton Senna também na Capital. O ex-namorado da jovem é o principal suspeito.

Apesar dos nomes que abrem esta reportagem serem fictícios, as mortes são reais e aconteceram em 2020. Amanda e Amara estão entre as 44 garotas menores de idades vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) entre janeiro e outubro deste ano - 91,3% a mais do que o acumulado em igual período de 2019, quando 23 garotas entre 0 e 17 anos foram vitimadas em território cearense.

Os dados são das planilhas estatísticas de CVLI, publicadas mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A Pasta considera como CVLIs os crimes de homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte.

Ser mulher

São as meninas com idade acima dos 15 anos as mais vulneráveis. Das 44 mortes notificadas em 2020, 28 foram de garotas nesse perfil. É uma incidência 75% maior do que o registrado em 2019 quando 16 meninas perderam a vida. Em mais da metade dos ataques, armas de fogo foram usadas pelos agressores: pelo menos 28 meninas morreram por conta de disparos em 2020. A quantia corresponde a 63% dos casos. Em números absolutos, o valor é 57% maior do que registrado até outubro de 2019. Na época, 16 meninas foram assassinadas a tiros, o que corresponde a 69% das notificações naquele ano.

Por trás da elevação, questões sociais que passam por gênero e pelo contexto de violência urbana. A quantidade de crimes com arma de fogo, defende a socióloga Camila Holanda, evidencia a vulnerabilidade da mulher nessa cena - principalmente quando consideramos que os atacantes são parceiros afetivos das vítimas.

"O ano de 2020 foi um ano marcado pelo conflito entre as organizações criminosas, que terminam atraindo essa juventude. Dentro disso, a gente vive em um momento onde um discurso autoritário contra os corpos femininos está muito legitimado. O feminicídio não é só crime relacionado à violência doméstica. É também uma relação de poder", reforça Camila Holanda, consultora de pesquisa do Comitê de

Jovens de iguatu implantam projeto agroflorestal e articulam vendas coletivas

 

Um projeto pioneiro na região Centro-Sul cearense, que começou a ser implantado há pouco mais um ano na zona rural de Iguatu, por um grupo de jovens, está apresentando bons resultados. O Balaio Agroecológico aposta no cultivo agroflorestal.

Os empreendedores desenvolvem uma ação coletiva que contempla a aquisição de alimentos de agricultores de base familiar e incentiva a produção ecológica, sem o uso de agrotóxicos.

A ideia nasceu na localidade de Juazeirinho, zona rural de Iguatu. A área está verde e florida. Atrai abelhas e beija-flores. "Antes, o cenário não era este. O terreno era utilizado para criação de gado e estava degradado", apressa-se em explicar o acadêmico de Biologia no campus local da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e agricultor agroecológico, Dauyzio Alves Silva, um dos idealizadores do projeto.

O cultivo está em fase inicial e já tem mais de duzentas variedades de espécies plantadas em um espaço de dois mil metros quadrados. Os canteiros de hortaliças, fruteiras e até árvores nativas foram semeados. Apenas 30% das plantas resultaram de germinação espontânea.

Os amigos Dauyzio Alves e Júnior César articularam, planejaram e tiram do papel o projeto e o sonho. A colheita do cultivo agroflorestal começou com foco na subsistência, ou seja, era voltado para o consumo próprio, mas isso mudou. A iniciativa da dupla ganhou força e amplitude. "Queremos fazer desse local um centro de treinamento voltado para o incentivo ao plantio agroflorestal", pontuou Júnior César.

Secretários de Saúde pedem todas as vacinas contra coronavirus no plano do governo federal

 

Os conselhos de secretários de Saúde de estados e municípios, respectivamente Conass e Conasems, divulgaram nota conjunta na tarde de sábado (5), na qual solicitam que todas as vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19 sejam incorporadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

A nota também pede que todas as discussões a respeito da vacina sejam centradas no Ministério da Saúde e afirma ser preocupante o fato de que diferentes estados estejam seguindo seus próprios caminhos. Também se pede que as decisões "não sejam pautadas por questões alheias aos interesses do país".

O documento foi assinado pelos presidentes do Conass, Carlos Lula, e do Conasems, Wilames Freire Bezerra. O texto afirma que todas as imunizações reconhecidamente eficazes e seguras devem ser incorporadas ao programa de imunizações, considerando o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus e a consequente redução das opções de vacinas.

"O recrudescimento da pandemia da Covid-19, no mundo e no Brasil, aponta para um cenário de insuficiência de doses para a vacinação de todas as populações, fazendo com que restrições ao número de fornecedores causem atrasos no acesso à vacina para grupos prioritários de risco", afirma a nota.

"É urgente que os processos de avaliação para o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, a logística de aquisição de insumos, o sistema de informações, a definição das estratégias de monitoramento e avaliação da campanha e, principalmente, a aquisição das vacinas estejam sob a coordenação do Ministério da Saúde, responsável pelo PNI, como medida para garantir a equidade entre os entes subnacionais", dizem os conselhos no texto.

"A falta da coordenação nacional, a eventual adoção de diferentes cronogramas e grupos prioritários para a vacinação nos diversos estados são preocupantes, pois gerariam iniquidade entre os cidadãos das unidades da federação, além de dificultar as ações nacionais de comunicação e a organização da farmacovigilância, que será fundamental com uma nova vacina", afirma o texto.

"A sociedade brasileira exige que as decisões sobre a vacinação contra a Covid-19 não sejam pautadas por questões alheias aos interesses do país".

Essa não foi a primeira nota em defesa da incorporação das vacinas ao PNI. A anterior havia sido em outubro, quando a vacina passou para o centro da discussão política, principalmente entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador paulista, João Doria (PSDB).

O Conass, em particular, divulgou texto no qual afirmou que o interesse público das vacinas estava ligado à eficácia e segurança, e não à origem ou nacionalidade. Bolsonaristas -e o próprio presidente- passaram na época a atacar a vacina chinesa, a Coronavac.

O texto afirmava que a disponibilidade da oferta de uma vacina deveria ser orientada por premissas técnicas e que "nenhuma convicção pessoal pode sobrepor-se à ciência".

A manifestação mais recente dos dois conselhos de secretários de Saúde acontece no momento em que alguns países, como o Reino Unido e a Rússia, iniciam seus programas de vacinação contra a Covid-19.

Na mesma semana, o governo brasileiro anunciou um programa de vacinação, com começo previsto apenas para março. Inicialmente, cerca de 15 milhões de pessoas devem receber uma imunização, restrita nesse primeiro momento a indígenas, idosos com mais de 75 anos e profissionais da área de saúde.

Também nesta semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou que vai começar a aceitar pedidos para autorizações de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19.

Em uma frente totalmente à parte do governo brasileiro, Doria anunciou que a vacinação no estado de São Paulo começa em janeiro, usando a vacina Coronavac -parceria do Instituto Butantan com a chinesa Sinovac.

O governo brasileiro vem afirmando que só vai adquirir novas vacinas contra a Covid-19 após registro na Anvisa. O Ministério da Saúde mantém sua aposta no imunizante desenvolvido pela empresa AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

Recentemente, no entanto, os estudos clínicos dessa vacina sofreram reveses, que podem atrasar a obtenção do registro.

Na prática, o governo brasileiro apostou em poucas vacinas e o país pode estar ficando para trás na corrida das vacinas contra a Covid-19, e a população corre o risco de ficar sem os imunizantes por mais tempo ou ter acesso apenas àqueles não tão bons.

A Pfizer –cuja vacina, desenvolvida em parceria com a alemão BioNTech, será usada na vacinação no Reino Unido, o primeiro país do ocidente a conceder registro para uma imunização contra a Covid-19– já vendeu quase 60 milhões de doses na América Latina. A empresa vem afirmando que o prazo do Brasil pode estar se esgotando.

Em comunicado, a empresa diz que o número de doses disponíveis para distribuição vem diminuindo consideravelmente por conta do interesse global em relação à vacina. A empresa afirma que a capacidade produtiva é de 50 milhões de doses ainda em 2020 e 1,3 bilhão de unidades durante o ano de 2021.

Ceará registra 304.640 casos de coronavirus e 9.704 mortes; recuperados somam 254.450

 

Atualização da plataforma IntegraSUS, às 15h58 deste domingo (6), indica que o Ceará tem 304.640 casos de Covid-19. Deste número, 9.704 não resistiram às complicações do novo coronavírus e outros 254.450 estão recuperados, o que equivale a 83,5% do total de infectados. 

Conforme os dados fornecidos pela Secretaria da Saúde do Ceará, três mortes foram registradas nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade permanece em 3,2%. Ao mesmo tempo, a Sesa já realizou 1.163.318 exames que detectam o vírus. Seguem em investigação 41.592 casos suspeitos. 

As cidades com maiores incidências de casos confirmados da Covid-19 são Acarape (12.927,9), Frecheirinha (12.972,1), Crateús (8.562,2), Groaíras (7.255,1) e Quixelô (7.164).

Vendedora de 'filhós' conquista consumidores com adereços de Natal, em Iguatu

 

Desde 2007, quando retornou de São Paulo, a vendedora autônoma Lucineide Alves de Sena, 47 anos, enfrenta o sol quente, a pé, vendendo filhós (feito de goma de mandioca e frito no óleo) nas ruas de Iguatu, no Centro-Sul cearense. A iguaria é muito apreciada no sertão nordestino. 

A vendedora chama a atenção dos moradores pelo tempo de trabalho e por usar peças do vestuário que combinam com o período que se vivencia. Agora, começou a usar um gorro e assume a personagem de mamãe noel. Ao longo do ano usa roupa de vaqueira, de agricultora e nas festas juninas sai de chapéu de couro e vestido com estampa quadriculada, no estilo caipira.

Nesse período de pandemia, Lucineide tem seguido as regras sanitárias, só trabalha de máscara e com as mãos higienizadas, mesmo assim as vendas caíram cerca de 40%.Segundo ela, “as pessoas ainda estão com medo, não querem que a gente se aproxime”.

Segundo o cálculo da vendedora, “antes da pandemia, vendia uns cem filhós por dia, agora caiu para sessenta”.

Quem é vendedor autônomo tem de ter coragem e disposição, pois é a partir do trabalho que consegue o ganho para viver. “Se não trabalhar, não ganho, e como vou comer, viver?”, relata. “Graças a Deus, criei duas filhas, agora estou criando um netinho de seis anos, tenho saúde e vontade de trabalhar”.

Estação

Lucineide Alves de Sena tem uma história de vida de luta. Começou a trabalhar cedo e perdeu parte da infância, sem estudo e com pouco tempo para brincadeiras. 

Era preciso ajudar a mãe, Aurineide, que fazia e vendia tapioca, peixe frito, café, chá, bolo, água, pastel, filhós, na estação de trem. “Comecei trabalhar aos oito anos vendendo para os passageiros do trem que fazia a linha Fortaleza para Juazeiro (do Norte)”, contou. “Era um tempo bom, vendia bem, e trabalhava em um só lugar, mas hoje tenho de andar muito e vendo pouco”.

O trem passava diariamente em Iguatu às 7 horas e às 19 horas. Dos tempos de criança e adolescente na estação ferroviária ficaram boas lembranças. “A gente vendia água fria, em quartinha de barro e em copo de alumínio”. A água era servida no mesmo copo para várias pessoas. “Não tinha doença, como agora”, comparou.

No período de 1997 a 2007, Lucineide Sena foi morar e trabalhar em São Paulo como empregada doméstica, faxineira e vendedora de lanches. Fez economias, retornou a Iguatu, comprou uma casa e decidiu vender a iguaria. “Sou a mulher dos filhós”, frisou. “Aprendi com minha mãe”.

Tradição e paixão

E qual o segredo para conseguir manter as vendas diárias? “É tratar bem os clientes e agradecer a Deus”, ensina. Separada, tem duas filhas casadas. No ano passado, uma das filhas ficou viúva e a avó passou a criar o neto de seis anos de idade, que às vezes a acompanha nas vendas, pelas ruas da cidade. 

E o que Lucineide Sena diz da vida? “Dou graças a Deus por estar viva e agradeço por ter vencido, criado minhas filhas”. E até quando, quer continuar trabalhando? A resposta vem na ponta da língua: “Quero continuar vendendo filhós até morrer”.

Ministério da Saúde cria comitê técnico para acompanhar a vacina de Oxford contra coronavirus

 

Foto AFP
O Ministério da Saúde criou um comitê técnico para acompanhar as ações de pesquisa, desenvolvimento, produção, contratualização, transferência e incorporação tecnológica da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19.

A portaria que prevê a criação desse comitê técnico foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7). Segundo ela, o comitê enviará relatórios quinzenais sobre o acompanhamento dessas ações.

O comitê técnico será composto por representantes do gabinete do ministro da Saúde e das secretarias Executiva; de Vigilância em Saúde; e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde - todas do Ministério da Saúde. A coordenação ficará a cargo da secretaria executiva. Cada representante terá um suplente, que o substituirá em caso de ausências ou impedimentos.

O comitê técnico terá a duração de até 180 dias, contados a partir de hoje, data em que a portaria foi publicada, podendo ser prorrogado por igual período. Por meio de sua coordenação, o comitê poderá convidar agentes públicos, especialistas e pesquisadores de instituições públicas e privadas para participar de suas reuniões.

Ele se reunirá, em caráter ordinário, quinzenalmente, e, em caráter extraordinário, sempre que convocado por seu coordenador. “A participação no comitê técnico será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada”, complementa a portaria.

Está previsto que os membros e convidados do comitê que estejam no Distrito Federal se reúnam presencialmente. Já os membros e convidados que se encontrem em outras unidades federativas participarão da reunião por meio de videoconferência.

Jucás vai ganhar imagem de Nossa Senhora do Carmo com 37 metros de altura

 De acordo com o projeto, estátua terá da base ao topo 37,5 metros de altura - São 27,5 metros da imagem e mais 10 metros de base

A cidade de Jucás, no centro sul do Ceará, está prestes a inaugurar uma estátua de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município. A imagem mede 37,5 metros, e a previsão é que esteja montada até o final deste mês.
A imagem foi confeccionada em fibra de vidro, por uma empresa de Saboeiro, através dos trabalhos do artesão Pedro Pereira.
De acordo com o projeto, estátua terá da base ao topo 37,5 metros de altura. São 27,5 metros da imagem e mais 10 metros de base.
No local também está sendo construído um complexo com lojas, restaurante, lanchonetes, banheiros e uma capela de vidro e concreto. A obra terá um custo total em torno de R$ 1,5 milhão de reais, segundo a Prefeitura.

JUCÁS - Homem é assassinado a tiros dentro de um Bar

  A polícia desconhece a identificação e o paradeiro dos atiradores


Na noite da última sexta-feira (04), na Rua da Caixa D'água no Bairro Alto do Tó em Jucás, um crime de morte aconteceu em um bar, (bar da cotinha). Um homem identificado como sendo Eilson Pereira de Souza de 46 anos foi alvejado com vários tiros de arma de fogo.
Informações da Policia Militar (PM) aponta quatro homens encapuzados adentraram no referido bar, e sem perguntar nada já foram logo atirando, foram aproximadamente 4 disparos e a vitima  teve morte imediata.
Uma composição da PM de Jucás esteve no local e fez todos os procedimentos de praxe e acionaram o rabecão, que fez a remoção do corpo para o IML de Iguatu.
A polícia desconhece a identificação e o paradeiro dos atiradores.

Jovem é assassinado com tiro na cabeça em Icó

  De acordo com a polícia, Damião Renato respondia a lei de entorpecentes

Um homicídio a bala ocorreu no último sábado (05), às 19h10, no conjunto Cidade de Deus, às margens da CE-282 em Icó. O jovem Damião Renato Marques Alves, de 20 anos, natural de Planaltina, Goiás, estava em frente a sua casa, quando foi alvejado e morto com um tiro na cabeça, por um indivíduo a pé que apareceu por trás da casa e fugiu em seguida.
De acordo com a polícia, Damião Renato respondia a lei de entorpecentes. O inquérito policial será instaurado pelo delegado regional de polícia civil, Gláuber Ferreira, para investigar o crime, descobrir a motivação e o executor. O corpo da vítima foi encaminhado de Icó para ser necropsiado no IML de Iguatu.

Plantão de polícia registra homicídio a bala na zona rural de Iguatu

 Francisco Saturnino dos Santos, 33 anos, tombou sem vida após ser alvejado com um disparo de arma de fogo no pescoço. O crime foi registrado na noite de ontem (6) no sítio Santa Rosa em Iguatu. A autoria e o motivo do crime são desconhecidos.

Trabalhadores recebem pagamento do abono salarial a partir desta terça-feira

 

A Caixa inicia na próxima terça-feira o pagamento do Abono Salarial 2020/2021 pela Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores que não possuem nenhum outro tipo de conta corrente ou poupança na Caixa.

As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita pela Caixa para o recebimento do benefício, sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência, permitindo a movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem.

Para quem já tem conta na Caixa, nada muda. Os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking e pelo aplicativo da Caixa.

Governo institui incentivo financeiro para apoio a aleitamento materno

 

O Ministério da Saúde publicou portaria no Diário Oficial da União de hoje (7) que institui – em caráter excepcional e temporário – incentivo financeiro visando ao custeio de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável para crianças menores de dois anos. A medida faz parte da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).

Além de qualificar as ações de promoção, de proteção e de apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável para crianças, a EAAB tem como objetivo aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar como atividade de rotina.

A portaria institui incentivo financeiro destinado ao municípios, a ser transferido automaticamente e em parcela única. De acordo com a pasta, o valor a ser transferido varia de R$ 15 mil (repasse mínimo previsto) a R$ 120 mil por município.

O valor é calculado tendo por base R$ 9 mil por equipe de atenção primária que tenha realizado e registrado no e-gestor AB, oficina de trabalho da EAAB, no período de 1º de Janeiro de 2015 a 31 de agosto de 2020. Está previsto um adicional de R$ 7.383,69 por equipe de atenção primária ou UBS certificada pela EAAB até 31 de agosto de 2020. O ministério ressalta que, para a prefeitura receber esses recursos, é necessário que as equipes de atenção primária estejam com o cadastro ativo no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), na competência financeira de agosto de 2020.

IGUATU REGISTRA FINAL DE SEMANA VIOLENTO COM TRÊS MORTES NO TRÂNSITO E UM ASSASSINATO Joacilo era servidor público do Instituto Federal de Iguatu

 


Joacilo Bernardo

Na sexta-feira (04), dois acidentes envolvendo motocicletas causaram a morte de duas pessoas. A primeira morte ocorreu por volta das 14h, no sítio Gameleira, na zona rural de Iguatu.
Nilton Alves de Araújo, de 49, guiava uma moto modelo Honda, quando perdeu o controle do veículo, indo direto colidir contra um muro. No impacto, o condutor não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
O outro acidente com vítima fatal viria a acontecer por volta das 19 horas, na rodovia CE-282, nas proximidades de um lixão, no bairro Chapadinha.
De acordo com informações, a vítima fatal pilotava uma motoneta de 50cc, sem sinalização, quando foi atingida por outra motocicleta que trafegava no mesmo sentido. O condutor da motoneta não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
O condutor da outra moto sofreu uma fratura na tíbia esquerda e uma forte pancada na cabeça e foi socorrido para a emergência do Hospital Regional de Iguatu com suspeita de traumatismo craniano.
Já na noite de sábado (05), por volta das 22h40, na Avenida Perimetral, nas proximidades do Hotel Havenna, a colisão entre dois carros resultou na morte do servidor público Joacilo Bernardo, de 63 anos.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima conduzia um veículo modelo Jeep, de placa PNM-6335, quando colidiu na traseira de um carro modelo Fiat Strada, de propriedade de uma empresa de refrigeração, que estava estacionado na rodovia.
No impacto, o carro guiado por Joacilo capotou. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o local e providenciou a retirada do corpo das ferragens do carro, que inclusive ficou com os pneus para cima.
Joacilo era servidor público do Instituto Federal de Iguatu. Sua morte causou muita comoção nas redes sociais.
A quarta morte ocorreu na noite deste domingo (06), por volta das 20h40, em um bar do sítio Santa Rosa I. A vítima, identificada por Francisco Saturnino dos Santos, de 33 anos, estava no estabelecimento comercial quando foi atingida por disparos de arma de fogo na região do pescoço, tendo morte imediata. Até o momento não há indícios de quem pode ter cometido o crime.

IGUATU REGISTRA FINAL DE SEMANA VIOLENTO COM TRÊS MORTES NO TRÂNSITO E UM ASSASSINATO

  Joacilo era servidor público do Instituto Federal de Iguatu



Joacilo Bernardo

Na sexta-feira (04), dois acidentes envolvendo motocicletas causaram a morte de duas pessoas. A primeira morte ocorreu por volta das 14h, no sítio Gameleira, na zona rural de Iguatu.

Nilton Alves de Araújo, de 49, guiava uma moto modelo Honda, quando perdeu o controle do veículo, indo direto colidir contra um muro. No impacto, o condutor não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

O outro acidente com vítima fatal viria a acontecer por volta das 19 horas, na rodovia CE-282, nas proximidades de um lixão, no bairro Chapadinha.

De acordo com informações, a vítima fatal pilotava uma motoneta de 50cc, sem sinalização, quando foi atingida por outra motocicleta que trafegava no mesmo sentido. O condutor da motoneta não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

O condutor da outra moto sofreu uma fratura na tíbia esquerda e uma forte pancada na cabeça e foi socorrido para a emergência do Hospital Regional de Iguatu com suspeita de traumatismo craniano.

Já na noite de sábado (05), por volta das 22h40, na Avenida Perimetral, nas proximidades do Hotel Havenna, a colisão entre dois carros resultou na morte do servidor público Joacilo Bernardo, de 63 anos.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima conduzia um veículo modelo Jeep, de placa PNM-6335, quando colidiu na traseira de um carro modelo Fiat Strada, de propriedade de uma empresa de refrigeração, que estava estacionado na rodovia.

No impacto, o carro guiado por Joacilo capotou. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o local e providenciou a retirada do corpo das ferragens do carro, que inclusive ficou com os pneus para cima.

Joacilo era servidor público do Instituto Federal de Iguatu. Sua morte causou muita comoção nas redes sociais.

A quarta morte ocorreu na noite deste domingo (06), por volta das 20h40, em um bar do sítio Santa Rosa I. A vítima, identificada por Francisco Saturnino dos Santos, de 33 anos, estava no estabelecimento comercial quando foi atingida por disparos de arma de fogo na região do pescoço, tendo morte imediata. Até o momento não há indícios de quem pode ter cometido o crime.