Acopiara irá completar 100 anos de emancipação político-administrativa em 2021, justamente o ano em que o prefeito reeleito Antônio Almeida tomará posse como gestor do município pela 5ª vez, sendo eleito pelo voto popular.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
MAIOR PREFEITO DA HISTORIA,ANTÔNIO ALMEIDA, SERÁ EMPOSSADO PELA 5 VEZ, JUNTAMENTE NO CENTENÁRIO DE ACOPIARA.
Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 50 milhões



Ataque de abelhas italianas fere homem e mata cavalo e galinhas em Juazeiro do Norte

Filho mata os pais a facadas dentro de casa no interior do Ceará

CAMILO SANTANA - Ceará terá novo concurso na área de segurança
Anúncio será feito pelo governador nesta quarta-feira
O Governador do Ceará, Camilo Santana, vai anunciar nesta quarta-feira (18) concursos na área de segurança pública. Os detalhes serão divulgados às 10h pelo governador e o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.
Na transmissão do anúncio, que será feita em redes sociais, estarão presentes ainda a cúpula das forças de segurança do estado.
Em 2019, Camilo havia dito que o orçamento do estado para este ano previa um concurso para contratação de policiais civis e militares. No entanto, ainda não há confirmação se o anúncio desta quarta-feira será para essas corporações.
“A previsão é que tenhamos mais um [concurso] para a Polícia Militar e outro para a Polícia Civil. Estamos analisando concursos para a Semace [Superintendência Estadual do Meio Ambiente], para a Secretaria da Fazenda e para a Saúde Pública”, disse o governador, em dezembro de 2019.
Coronavírus - Taxa de transmissão da Covid sobe no país e indica aceleração da pandemia
Índice que mede o ritmo de contágio (Rt) passou de 0,68, em 10 de novembro, para 1,10 no balanço divulgado nesta terça-feira
A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus voltou a subir no Brasil, aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido. A atualização da estimativa foi divulgada nesta terça-feira (17) e considera dados coletados até a segunda-feira (16).
O relatório mostra que o índice está em 1,10. Isso significa que cada grupo de cem pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 110 pessoas. Os dados levam em conta a média das estimativas de mortes na comparação das duas semanas. Pelas estatísticas, essa taxa pode ser maior (até Rt = 1,24) ou menor (até Rt = 1,05).
Na última semana, o Brasil atingiu o menor valor desde abril: 0,68.
Simbolizado por Rt, o "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.
Números no Brasil - O Brasil tem 166.101 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta terça-feira (17), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A média móvel de novas infecções nos últimos 7 dias teve uma variação de +59% em relação aos casos registrados em duas semanas. Esse percentual é o maior desde 3 de junho.
Partidos aceleram definição de alianças no 2º turno em Fortaleza
Faltando 12 dias para o retorno às urnas, os partidos correm contra o tempo a fim de fechar novas alianças para aumentar suas chances de uma vitória na disputa pelo comando dos dois maiores colégios eleitorais do Ceará (Fortaleza e Caucaia) na votação do segundo turno das eleições municipais no dia 29.
Desde o início da semana, as articulações dos grupos políticos avançaram e chegam à fase dos anúncios formais de adesões aos finalistas.
Em Fortaleza, ao anunciar, ontem, apoio à candidatura de Sarto Nogueira (PDT), o PT seguiu posição do governador Camilo Santana e se uniu às forças governistas no Estado contra o candidato Capitão Wagner (Pros). Ele, por sua vez, se articula com vereadores e lideranças políticas para se fortalecer na campanha. O candidato do Pros convocou uma entrevista coletiva hoje para tratar da questão.
Ceará tem a terceira menor abstenção do Brasil; estados do Nordeste têm maiores comparecimentos
O Ceará está entre os estados brasileiros com menor abstenção de eleitores no último dia 15. Os 16,93% de ausências representam a terceira menor abstenção do País. Os dados estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para Edna Sabóia, coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a parcela de eleitores ausentes supreendeu positivamente.
"É um percentual considerado tranquilo. Pensava-se até que seria maior. (A presença) superou as expectativas. Ao todo, tivemos mais de 5 mihões de cearenses comparecendo às urnas", disse, em coletiva de imprensa realizada nesta manhã na sede do TRE-CE. Ao todo, o Estado tem 6.567.760 eleitores.
Em Fortaleza, o percentual de ausências (21,84%) foi acima da média estadual. Contudo, segundo o TRE-CE, está entre as menores do País. "A abstenção tende a ser maior nas capitais e em regiões metropolitanas. No Interior, o interesse do eleitor é maior“, avalia Sabóia. Na Capital, 1.821.382 pessoas poderiam votar.
Nordeste
Entre os estados brasileiros, aqueles localizados no Nordeste também se destacam pelas menores abstenções do Brasil. Dos dez maiores comparecimentos, sete são de estados da região. Piauí, Paraíba e Ceará, inclusive, lideram a lista. Somente Amapá e Alagoas tiveram ausências acima de 20%, com 22,09% e 21,60%, respectivamente.
Confira o ranking com as dez menores abstenções:
Piauí: 15,42%
Paraíba: 15,79%
Ceará: 16,93%
Tocantins: 17,17%
Rio Grande do Norte: 17,53%
Pernambuco: 18,53%
Sergipe: 18,58%
Maranhão: 18,60%
Amazonas: 19,00%
Pará: 20,06%
Dos 20 candidatos a vereador que mais gastaram, 13 não se elegeram
Em média, cada postulante desembolsou R$ 56,3 mil durante a campanha para chegar ao parlamento municipal da Capital cearense. Principais investimentos dos candidatos foram em material impresso e atividades de militância
Dos 20 candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza que mais gastaram com a campanha deste ano, 13 não conseguiram se eleger. Inclusive, o postulante na disputa proporcional que mais aplicou recursos não foi eleito nem sequer conseguiu vaga de suplente.
Prefeitos eleitos nas cidades em que nasceram são 41% no Ceará, a segunda maior taxa do Brasil
Nas eleições de domingo (15), o Ceará elegeu 182 prefeitos, sendo 73 destes nativos dos municípios que governarão. Esse número equivale a 41% do total de eleitos, atrás apenas do Acre, com taxa de 48%. Sendo o segundo do Brasil no quesito, o Estado lidera no Nordeste.
Nos demais municípios cearenses, os futuros chefes do Executivo nasceram em outras cidades, mas registraram domicílio eleitoral onde foram escolhidos gestores pela população. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 3.702 dos 5.408, ou seja, 68,45% dos gestores eleitos neste ano não nasceram nas cidades que vão governar no próximo mandato.





