quinta-feira, 16 de julho de 2020

José Mathias É O Nome Oficial Do PSB De QUIXELO!

Foto retirada da internet.

O PSB de Quixelo, que tem o apoio do Deputado Agenor Neto e do Deputado Denis Bezerra, anunciou em uma Live o nome do Vereador José Mathias, como o Pré-Candidato oficial a Prefeito do Grupo.

Adil Vieira, havia sido anteriormente anunciado, mas já afirmou após retirada da sua Pré-candidatura, o apoio total ao nome de José Mathias.

O Grupo conta hoje com várias lideranças e aliados do Ex-prefeito José Ilo Dantas, que de tem uma das maiores forças políticas na cidade e na Região Centro-Sul, mesmo diante de suas limitações.

José Mathias, é um homem sério e certamente irá trazer o Quixelô do Progresso e Desenvolvimento de antes, beneficiando o povo, principalmente nos mais humildes.

A disputa engrossou ainda mais, o PSB tem força e tem Candidato, o povo saberá optar pelo melhor.

Fim do auxílio emergencial vai pressionar taxa de desemprego

A perda de ocupação entre os trabalhadores informais em meio à pandemia é mais que o dobro daquela registrada entre empregados formais, aponta estudo do Ibre-FGV, divulgado em primeira-mão à Folha.

Com nível recorde de pessoas fora do mercado de trabalho, devido ao isolamento social e também à garantia de uma renda mínima pelo auxílio emergencial, a volta desses trabalhadores à busca por ocupação deve pressionar a taxa de desemprego nos próximos meses.

A taxa de desocupação estava em 12,9% no trimestre encerrado em maio, segundo o IBGE, acima dos 11,6% registrados até fevereiro, antes do início das medidas de distanciamento social adotadas para conter o avanço da covid-19.

Covid-19: média de novos casos no Ceará cai 64% em uma semana

Os números em meio a uma pandemia, à exceção da quantidade de recuperados, nunca são positivos, mas podem indicar que as medidas preventivas estão no caminho correto. No Ceará, dados do Integra Sus, da Secretaria da Saúde (Sesa), mostram que a média de pessoas que manifestaram os primeiros sintomas da Covid-19 caiu 64% entre a primeira e a segunda semana de julho – indo de 664, de 1º a 7 deste mês, para 235 por dia, do dia 8 ao 14.

Recortando apenas Fortaleza, a queda foi menor, mas expressiva. Na primeira semana deste mês, a Capital registrava, em média, 117 novos casos do novo coronavírus todos os dias; e a quantidade caiu mais da metade: entre os dias 8 e 14 de julho, cerca de 49 fortalezenses por dia apresentaram sintomas da nova virose, representando uma redução de 58% em uma semana.

O Ceará já contabiliza 141.832 casos confirmados da Covid-19, dos quais 7.081 evoluíram para óbito. Mais de 115 mil pessoas já se recuperaram da doença no Estado, e 72.592 casos seguem em investigação pela Sesa. Em Fortaleza, a soma de confirmações atingiu a marca de 38.754, das quais 29.102 já tiveram alta hospitalar ou evoluíram para cura. O número de óbitos pelo Sars-CoV-2 na capital cearense, até as 17h20 dessa quarta-feira (15), era de 3.553.

A quantidade de vidas perdidas para o novo coronavírus todos os dias – uma das principais determinantes para o avanço das fases do plano de retomada das atividades econômicas – oscila, mas também tem tendência de redução. Entre 1º e 7 de julho, o Ceará registrava uma média diária de 42 mortes, que caiu para 29, se considerado o período entre 8 e 14 deste mês. Na Capital, a média era de sete óbitos por dia, na primeira semana, e caiu para 5,4, na segunda. O ideal, contudo, é que os dígitos zerem.

A menor procura de pacientes por Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também é um dos principais fatores avaliados pelo poder público para o controle da pandemia. Em todo o Estado, cerca de 78 pacientes procuravam as UPAs todos os dias com sintomas gripais, na primeira semana de julho; já na segunda, o número caiu para 68. Em Fortaleza, o indicador caiu de 30 para 25.

Enquanto houver circulação do vírus, porém, deve haver cautela. Mesmo com a visível redução, “ainda há transmissão residual de casos, o vírus circula”, como reforça Antonio Lima, gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza. O especialista destaca que a “média móvel de novos casos” da Covid-19 na Capital é cerca de 95% menor do que a medida no pico da pandemia na cidade, “quando tivemos mais de 800 casos por dia”.

Leitos

Atualmente, cerca de 850 pacientes permanecem ocupando leitos de UTI para tratamento contra o novo coronavírus, em todo o Estado, mais de 250 deles somente em Fortaleza. Nas enfermarias, os números são ainda maiores: mais de 1.200 cearenses estão internados, cerca de 380 deles na Capital. Os dados são do IntegraSUS, referentes ao dia 14 de julho. A taxa de ocupação de UTIs no Ceará, até a última atualização da plataforma, ontem (15), era de 69,26%; e de enfermarias, 42%.

A melhora constante dos índices de novos casos, óbitos, internações, ocupação de leitos de UTI e taxa de transmissão é indispensável para avanço da reabertura de setores. “Se os indicadores continuarem como estão, os números caindo, a procura assistencial diminuindo, Fortaleza entrará na quarta fase, mas sem aulas presenciais, cinemas, bares, academias nem shows”, destacou o governador Camilo Santana. “Especialistas sugeriram essa prevenção para que não ocorra no Ceará o que tem ocorrido em outros locais, que abriram determinadas atividades e precisaram fechar novamente, sob grande risco de transmissão”.

Mais de 7 mil óbitos no Ceará

Quatro meses após a primeira detecção do vírus no Estado, o Ceará alcançou a marca de 7.081 óbitos causados pela Covid-19 na quarta-feira (15). O boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) mostra que há 141.832 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 364.289 exames foram realizados. A proporção entre os valores de casos e mortes confirmadas, denominada como taxa de letalidade, se mantém em 5% e 115.426 pacientes se recuperaram da doença no Estado. Ainda há 72.592 casos em investigação.

Fortaleza e Sobral se destacam com os maiores indicadores da doença. A Capital concentra 38.754 confirmações de infecções e 3.553 mortes, enquanto o município da Região
Norte apresenta 8.668 casos e 263 óbitos.

Flamengo vence o Fluminense e é o Campeão Carioca

O time do Flamengo venceu o Fluminense na noite desta quarta-feira (15), e permaneceu como o Campeão do Campeonato Carioca. Vitinho fez o gol da partida. No agregado, 3 a 1 para os Rubro-negros.

Com isso, os comandados de Jorge Jesus chegaram a 4 títulos ganhos em 2020, depois da conquista da Recopa, Supercopa do Brasil e Taça Guanabara. 


Abono salarial - PIS-Pasep começa a ser pago hoje para não clientes da Caixa e do BB

Trabalhadores que são correntistas desses bancos já receberam o crédito em conta

Carteira de trabalho — Foto: Divulgação/ Reprodução
Carteira de trabalho

O abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago nesta quinta-feira (16) para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos de julho (PIS) ou com benefício final 0 (Pasep). As datas valem para trabalhadores que não forem correntistas da Caixa ou do BB - no caso desses últimos, o dinheiro já foi creditado diretamente em conta.
O calendário de saques se estenderá até 30 de junho de 2021 (veja os calendários mais abaixo). No caso do PIS (trabalhadores do setor privado), os pagamentos são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. No Pasep (para servidores públicos), seguem o número final do benefício.
Só no caso do PIS, são mais de 5,9 milhões de trabalhadores que terão o crédito em conta antecipado, totalizando R$ 4,5 bilhões em recursos, segundo a Caixa.

Abono 2019/2020 - Segundo o Ministério da Economia, quem não sacou o abono anterior, do calendário 2019/2020, até o dia 29 de maio, ainda pode fazer isso. Para os correntistas da Caixa e do BB também foi feito crédito em conta a partir de 30 de junho – e os demais trabalhadores poderão fazer o saque a partir de 16 de julho.
No caso da Caixa, o saque pode ser realizado a partir do dia 16 de julho e vai até o dia 30 de junho nos canais de atendimento com cartão e senha cidadão, ou nas agências da Caixa. A consulta ao direito também pode ser realizada pelo App CAIXA Trabalhador e pelo atendimento Caixa ao Cidadão, 0800 726 0207.
Calendário de pagamento do PIS
Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução

Calendário de pagamento do Pasep
Calendário de pagamento do Pasep — Foto: Reprodução/D.O.U.

Presidente da Câmara Municipal assume prefeitura de Granjeiro

fotografia
Horas depois da prisão do prefeito Ticiano da Fonseca Félix, o Ticiano Tomé, a Câmara Municipal de Granjeiro empossou, no fim da tarde da última quarta-feira (15), o presidente da Casa como prefeito interino. Luiz Márcio Pereira, o Marcim, de 34 anos, vai comandar a Prefeitura até o fim do ano ou até que as questões judiciais com o atual gestor sejam encerradas.
O vereador já havia assumido de forma interina a administração municipal em fevereiro deste ano quando Ticiano Tomé foi afastado pela Câmara. Na época, em votação dos parlamentares por seis votos a favor e três contra, o parlamento decidiu pelo afastamento do titular por 90 dias. O prefeito, no entanto, conseguiu retornar ao cargo pelas vias judiciais.
Aliado do ex-prefeito João Gregório Neto, assassinado em dezembro do ano passado, o gestor empossado lamentou assumir o Governo Municipal em meio a um cenário de desdobramento de um crime e prisões. "O que a gente gostaria era que o prefeito estivesse vivo. Infelizmente cheguei a esse cargo devido à vida ceifada do ex-prefeito".
O vereador Almir Soares, que assumiu automaticamente a Presidência da Câmara Municipal com a mudança no comando da gestão municipal, disse que a "justiça foi feita". "A gente vem sofrendo muito desde o dia 24 de dezembro (data do assassinato do ex-prefeito)".
Às vésperas da eleição municipal de 2020, a cidade viveu um dia movimentado, ontem, depois de o terceiro prefeito assumir o comando do Executivo Municipal desde o pleito de 2016. No ato da posse do gestor municipal interino, houve discursos emocionados de vereadores aliados do prefeito morto no ano passado. Fogos de artifício foram usados pela população ao lado de fora da Casa Legislativa em comemoração.