quarta-feira, 4 de março de 2020

Ceará registra chuva nesta quarta-feira - Brejo Santo acumula 66.4 mm

Para esta quarta-feira, a previsão da Funceme indica eventos de chuva em todas as regiões, com destaque para o Noroeste e Centro-Sul do Estado

Manhã de chuva em Fortaleza
Faixa litorânea e a porção Leste e Sul do Ceará registram precipitação nesta quarta-feira, 4. Radares meteorológicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram chuva de intensidade forte avançando sobre os municípios de Brejo Santo, Mauriti, Abaiara e Milagres. A região metropolitana de Fortaleza também registra chuva de maior intensidade nesta manhã.
Desde a terça-feira, choveu em pelo menos 49 cidades cearenses. De acordo com o balanço parcial da Funceme, o maior acumulado foi registrado no posto de Poço do Pau, no município de Brejo Santo, com 66.4 mm. Para esta quarta-feira, a previsão da Funceme indica eventos de chuva em todas as regiões, com destaque para o Noroeste e Centro-Sul do Estado.

Dez maiores acumulados até as 8 horas

Brejo Santo - 66.4 mm
General Sampaio - 42.0 mm
Independência - 36.0 mm
Crateús - 32.0 mm
Morada Nova - 28.4 mm
Moraújo - 28.0 mm
Barro - 27.0 mm
Santa Quitéria - 23.0 mm
Ipueiras - 22.0 mm
Coreaú - 22.0 mm

Homem acusado de estupro é preso em Iguatu

Na tarde desta terça-feira (03), a equipe de investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu efetuou a prisão de um indivíduo acusado de praticar estupro de vulnerável em face de um adolescente de apenas 12 (doze) anos de idade. O fato ocorreu na Rua Monsenhor Coelho, Bairro São Sebastião, em Iguatu. Pelo que foi apurado, a Polícia Civil tomou conhecimento de que um indivíduo de 37 anos de idade teria ido até a residência da vítima e teria retirado a roupa e pedido para a vítima pegar nas suas partes intimas.
A menor saiu do local e comunicou o fato à sua mãe que registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia. Uma equipe diligenciou e conseguiu efetuar a captura do infrator que ficou preso em flagrante.

Em cumprimento à Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade) não iremos postar fotos ou citar o nome dos envolvidos.

Fonte - Delegacia Regional de Iguatu

Bolsa universitária pode beneficiar até 2 mil estudantes no Ceará

O edital de seleção do Programa AvanCE- Bolsa Universitária foi lançado nesta terça-feira (3), pelo governador do Ceará Camilo Santana e tem o intuito de beneficiar, por meio de bolsa auxílio mensal de R$468,50, até 2 mil ex-alunos da rede estadual que cursam o ensino superior. As inscrições começam no dia 16 de março, às 8h e estendem-se até às 23h59 de 27 de abril.

O programa que existe desde 2017, em 2020, beneficiará universitários que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas da rede estadual e ingressaram no ensino superior, no 2º semestre de 2019 e no 1º semestre de 2020. As bolsas que poderão ser recebidas por até 1 ano, serão 20% destinadas a estudantes negros, índios, quilombolas e com deficiência.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio do site. Para participar da seleção, o candidato deve cumprir alguns pré-requisitos:

Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública da rede estadual no Ceará;

Tem obtido média geral igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição anterior ao semestre que ingressou na universidade;

PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,1% em 2019, primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo IBGE. Foi o terceiro ano seguido de fraco crescimento da economia brasileira. Em 2017 e em 2018, a primeira divulgação do PIB mostrou expansão de 1,1%. Posteriormente, os dados foram revisados para 1,3%. Em 2015 e 2016, houve queda no PIB.

No fim de 2019, economistas previam PIB de 1,17%, segundo o Boletim Focus. Analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam crescimento de 1,1% no ano e 0,5% no 4º trimestre em relação ao trimestre anterior. O número veio em linha com as projeções do mercado, apesar da desaceleração nos setores de comércio e serviços no último trimestre do ano, além da queda da indústria.

O IBGE também informou que, no quatro trimestre do ano passado, houve avanço de 0,5% em relação ao trimestre anterior e de 1,7% na comparação com o mesmo período de 2018. O PIB é uma medida da produção de bens e serviços em um país em um determinado período e o seu aumento é utilizado como sinônimo de crescimento da economia. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 7,257 trilhões em 2019.

Para 2020, a estimativa é uma alta de 2,17%, segundo pesquisa do Banco Central divulgada na segunda-feira (2). O resultado ainda estará aquém da média de 3% registrada de 1996 a 2014.

Considerando o resultado de 2019 e a projeção para 2020, esse deve ser o resultado mais fraco para o desempenho da economia brasileira nos dois primeiros anos de um mandato presidencial, desde o início de Plano Real, com exceção do verificado em 2015 e 2016, quando a economia teve retração por dois anos seguidos.