segunda-feira, 7 de maio de 2018

Capotamento de veículo entre os municípios de Acopiara e Deputado Irapuan Pinheiro deixa motorista ferido

O plantão de polícia registrou na tarde de hoje (6) um acidente de trânsito (capotamento) entre os municípios de Acopiara e Deputado Irapuan Pinheiro. 

O motorista Leonardo Queiroz que viajava sozinho, teria perdido o controle do veículo numa curva e acabou capotando. 

O rapaz sofreu um corte no braço e uma forte pancada na cabeça. Ele foi socorrido ao hospital e segundo informações passa bem.

Enem 2018: inscrições serão abertas nesta segunda

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão abertas no site às 10h desta segunda-feira (7) e irão até o dia 18 de maio, às 23h59, segundo o manual do candidato. Todos os interessados em participar da prova devem fazê-la, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame.

No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.

Restrição ao foro aumenta pressão política contra prisão em 2ª instância

A restrição do foro privilegiado de parlamentares força articulação entre políticos contra a prisão de condenados em segunda instância. O STF decidiu na semana passada que a corte julgará congressistas somente em casos de crimes cometidos durante o mandato e em função dele.

No dia seguinte, o Supremo Tribunal Federal começou a enviar para instâncias inferiores processos que não se enquadram nas novas regras.

Deputados e senadores envolvidos em suspeitas estão aflitos com essa situação. O maior receio é que ações em curso no Supremo sejam analisadas com maior celeridade e acabem resultando em condenações e até prisões.

Especialista em práticas de combate à corrupção, o jurista Modesto Carvalhosa duvida do sucesso dessa movimentação política

“A população brasileira reagirá de uma maneira absolutamente certeira e objetiva no sentido de impedir que isso ocorra”, disse. “Seria levar o País a uma instabilidade institucional”, afirmou Carvalhosa.

Modesto Carvalhosa não acredita que o Supremo Tribunal Federal vá rever em breve o próprio entendimento sobre a prisão em segunda instância.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, tem se negado a pautar ações que pedem o cumprimento da sentença somente após esgotados todos os recursos.

Para o presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, a autorização para prender um condenado em segundo grau foi um divisor de águas. O promotor de Justiça Roberto Livianu acredita que a opinião pública não ficará calada diante de manobras em favor da impunidade.

“A sociedade está cada vez mais consciente a respeito disso e pressionará no sentido de manter esse entendimento, absolutamente importante para o combate à corrupção e o procedimento de trabalho da própria Operação Lava Jato”, destacou o promotor.

Um dos maiores interessados na mudança da jurisprudência é o ex-presidente Lula, preso há um mês na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

O petista foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

TENTATIVA DE SUICÍDIO POR ESFAQUEAMENTO EM IGUATU-CE

Resultado de imagem para samu iguatu
No dia 07/05/2018, por volta das 03h50min, a Polícia Militar foi informada através do teleatendimento que, na Rua João Monteiro, bairro Santo Antônio, um homem havia tentado cometer suicídio com o uso de uma faca. A composição da CP-10231 seguiu para o atendimento da ocorrência e, ao chegar no local, constatou que a vítima estava com uma faca enfiada no peito, sendo que o mesmo informou que tentou tirar a própria vida. Uma equipe do SAMU compareceu no local e realizou o atendimento e transporte da vítima (que tem histórico de problemas psicológicos segundo familiares) até o Hospital Regional de Iguatu-CE. 10 BPM.