terça-feira, 10 de março de 2020

Vereador Adil Vieira é lançado pré-candidato à Prefeitura de Quixelô

O deputado estadual Agenor Neto usou as redes sociais, na tarde desta segunda-feira (9) para anunciar o nome do vereador Adil Vieira como pré-candidato a prefeito de Quixelô nas eleições deste ano. O nome de Adil foi escolhido após pesquisa feita com as demais lideranças do grupo, junto à população do município.
O anúncio da pré-candidatura de Adil Vieira foi feito durante uma reunião na sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Fortaleza, com a presença do deputado Agenor Neto, do presidente do PSB, deputado federal Denis Bezerra, dos vereadores Zé Matias, Tico do Barroso, Chico César e outras lideranças.
"Recebemos uma pesquisa feita pelo PSB e o vereador Adil Vieira se consolidou entre os demais nomes analisados pela população. Vamos contar com a experiência dele, para que a gente possa ver o povo de Quixelô voltar a sorrir novamente", disse Agenor Neto.
Segundo o deputado federal Denis Bezerra, o nome de Adil fortalece o partido e com certeza trará bons ventos ao povo de Quixelô. "O nosso compromisso será trabalhar para melhorar a vida do povo de nosso Quixelô", disse Adil Vieira.

SABOEIRO - Vereadora diz ter sido ameaçada pelo Prefeito Gotardo Martins

Wylna Cavalcante
Vereadora PDT

A Vereadora do Município de Saboeiro, Região Centro do Sul do Estado, Wylna Cavalcante (PDT), disse que irá ingressar na justiça com uma ação contra o Prefeito Gotardo Martins (PSD), por  ameaças e ofensa  feitas a ela  por telefone, fato ocorrido no último dia 06, Sexta feira, logo após a mesma ter participado da sessão ordinária da Câmara Municipal.
A vereadora relata que após participar da sessão da Câmara na condição de parlamentar, como legítima representante do povo, fez pronunciamento denunciando a atitudes do prefeito Gotardo Martins, o qual vem ameaçando servidores municipais.
O fato foi motivo de muitos comentários nas redes sociais.

NOTA PUBLICADA PELA VEREADORA
Sem Meias Palavras

Na condição de parlamentar e cidadã, sobretudo de mulher, quero relatar os acontecimentos da sessão ordinária da Câmara Municipal de Saboeiro, ocorrida nesta sexta-feira 06 de março de 2020. Estando eu naquela casa, como legítima representante do povo do meu município, relatei as atitudes do prefeito Gotardo Martins, em que ele foi até o ambiente de trabalho de um servidor público municipal ameaça-lo, lembrando o fato de que esse servidor não é o primeiro que recebe ameaças do prefeito. Obviamente relatei também que, essa não é uma postura condizente com a de um administrador, nem mesmo de um cidadão de bem. Até porque, a nossa cidade está vivenciando uma onda de violência desenfreada e o gestor com essas atitudes de ameaçar a quem for reivindicar os seus direitos e/ou o descaso da administração está dando munições e espaço para outros agirem dessa forma. No meu entender, o gestor é para servir de modelo de cidadania, ética e bons princípios.
Porém, caros amigos, conterrâneos e usuários das redes sociais, fui surpreendida com uma ligação do Prefeito Gotardo Martins, logo após sessão. Ora, vejam só, a reação do prefeito coronel foi também de me ameaçar, desafiar-me e  ofender-me. “Pode arrochar, sua vagabunda, porque eu quero fazer eu faço”, disse ele, seguindo-se mais uma enxurrada de adjetivos de baixo calão, como costumeiramente se refere a quem o desagrada, e como habitualmente se dirige às mulheres, de forma grosseira, ofensiva, machista e desrespeitosa, uma de suas marcas registradas.
Não posso me calar nem cruzar os braços diante de tal atitude inferior, e que fere à minha dignidade, à democracia, à minha condição de mulher e de pessoa. Mesmo vivendo o drama de enfrentar a dor pelo assassinato de dois tios queridos, em menos de 30 dias, fui à Câmara cumprir o meu papel, e este senhor que ocupa o cargo de gestor se julga no direito de violar todas as regras e condutas morais para ferir e desrespeitar as pessoas, os servidores e as mulheres de Saboeiro.
Isso demonstra o total desequilíbrio desse prefeito. Ele está desesperado porque a administração dele é a pior de todo o Estado e vendo a situação dele politicamente péssima. Age como o mal caráter que é, pela coação, pela imposição, querendo fazendo medo, ameaçando, querendo botar o povo a correr ou ir embora da nossa cidade.
Não cessarei de denunciar os seus desmandos. Não me calarei diante de injustiças, nem por medo, nem por omissão. Sou mulher, mas isso não me inferioriza diante de nenhum homem, mesmo que estes vistam a couraça repugnante da opressão e da violência.
Não tenho medo de suas ameaças, nem de sua arrogância, nem de seu descontrole, senhor prefeito. E fica aqui registrado meu repúdio, minha indignação e minha denúncia. Declaro, publicamente, que se algo acontecer à minha integridade física, é o senhor prefeito de Saboeiro, Gotardo Martins, o responsável.
Por tudo isso que relatei aqui, e principalmente em nome de todas as mulheres que já foram caluniadas, humilhadas, desrespeitadas com palavras e atitudes por este senhor, estendo aqui minha homenagem à todas às mulheres saboeirenses pelo Dia Internacional da Mulher. Enquanto eu viver, serei uma digna representante da mulher e de tudo que ser mulher representa: força, inteligência, beleza, coragem e grandeza.

Atenciosamente,
Wylna Cavalcante – Vereadora, Professora, Mãe, Avó, Esposa, Cidadã, Mulher.

Feirão Serasa Limpa nome oferta descontos de até 98% em renegociação de dívidas

As pessoas físicas e os microempreendedores endividados terão a oportunidade de renegociar dívidas no Serasa com desconto de até 98% até o fim desde mês. O feirão Serasa Limpa Nome oferece a renegociação pela internet, pelo smartphone e nos escritórios da em todo o País.

Os devedores podem pedir a renegociação no site ou no aplicativo Serasa Consumidor, disponível para os dispositivos dos sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google. Segundo o diretor da Serasa Consumidor, Giresse Contini, não há distinção nas negociações pedidas pessoalmente ou a distância, portanto não é necessária uma corrida aos postos de atendimento.

Ceará Agora

Segunda parcela do IPVA vence nesta terça-feira (10)

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 vence nesta terça-feira (10/03). O boleto de pagamento pode ser emitido pelo novo aplicativo “Meu IPVA”, ou pelo site da Sefaz.

Para emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) é necessário informar o número do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. Os bancos autorizados a receber o imposto são: Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander e Itaú, além das casas lotéricas. Há também a opção de quitar o IPVA com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Os pagamentos das outras três parcelas estão agendados para os dias 13 de abril, 11 de maio e 10 de junho. O valor mínimo para parcelamento é de R$ 100,00.

NOSSO PARCEIRO E PATROCINADOR. ESQUINA BEER. BAR E PETISCARIA.LAVRAS DA MANGABEIRA.











Horário das 7 às 15 h. Segunda sábado
E a noite  das 19 às 23.30 de quarta a sábado
LAVRAS DA MANGABEIRA CENTRO.

NOSSO PARCEIRO E PATROCINADOR. ESQUINA BER.BAR E PETISCARIA.LAVRAS DA MANGABEIRA









Horário das 7 às 15 h. Segunda sábado
E a noite  das 19 às 23.30 de quarta a sábado
CENTRO LAVRAS DA MANGABEIRA.

Pouco conhecido, Rio Cariús garante recarga hídrica ao Açude Orós

Pouco conhecido, o Rio Cariús é o principal responsável por cheias da Bacia do Alto Jaguaribe e pela recarga do Açude Orós - segundo maior reservatório do Estado, hoje com apenas 4,87% de sua capacidade - que é estratégico para abastecimento das cidades de Orós, Jaguaribe, Jaguaretama, Pereiro e dezenas de vilas e localidades rurais. Porém, sua nascente, em Santana do Cariri, nos últimos anos, tem sofrido com o desmatamento, a captação de água nas fontes e a ocupação irregular.

Já no seu trajeto, o Cariús recebe esgoto de quatro municípios. Quem vê as águas escorrerem no leito do Rio Jaguaribe na cidade de Iguatu, cerca de 30 Km do Açude Orós, não imagina que essas são oriundas da Chapada do Araripe. O fato é que o principal curso d'água cearense nasce na região dos Inhamuns, em Tauá, na Serra da Joaninha, e faz com que os moradores imaginem que a cheia do rio é favorecida somente por chuvas daquela região.

O Rio Cariús deságua no Jaguaribe no município de Jucás, acima de Iguatu. "É um dos mais importantes afluentes da Bacia do Alto Jaguaribe, pois, na região do Cariri, historicamente chove bem mais do que nos Inhamuns", observa o gerente do escritório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Iguatu, Anatarino Torres.

No último mês de fevereiro, as chuvas em Santana do Cariri (272,7 mm), Nova Olinda (350,5 mm) e Farias Brito (233,8 mm) ficaram acima de suas médias históricas em 65,3%, 101,3% e 39,3%, respectivamente.

"A pequena cheia atual no Rio Jaguaribe, em Iguatu, é oriunda totalmente do Cariús", reforça Anatarino "Quando chegar a água vinda do Alto Jaguaribe haverá um aumento do volume porque ela se une com a oriunda do Cariri", completa.

Segundo o geólogo e gestor de recursos hídricos, Yarley Brito, o Rio Cariús é um dos melhores para a recarga do Orós porque não há nenhum barramento em seu trajeto. "Construíram muitos reservatórios ao longo do (Rio) Jaguaribe que impedem a água de chegar no Orós", frisa. "Os últimos foram o Arneiroz II, em Tauá, e o Trussu, em Iguatu". Ao longo do curso, são mais de 500 milhões de metros cúbicos acumulados. "O Cariús é o grande contribuidor porque ele está livre", completa o geólogo.

Curso

Com água aflorando numa altitude de 717 metros, o Rio Cariús nasce no Vale dos Buritis, no sopé da Chapada do Araripe, em Santana do Cariri, a 11 Km da sede do Município. De lá, passa pelos municípios de Nova Olinda, Farias Brito, Cariús, antes de desaguar no Rio Jaguaribe, em Jucás. Por isso, as chuvas nesta região são as principais responsáveis pela recarga do Orós.

20 reservatórios no Ceará atingiram a capacidade máxima

Vinte reservatórios no Ceará atingiram a capacidade máxima e estão sangrando. Na última semana, a Barragem do Batalhão, em Crateús, atingiu sua média, assim como os açudes Gangorra, em Granja, e Gomes, em Mauriti. Os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) indicam ainda que outros 26 reservatórios estão acima dos 90% de capacidade.

Mesmo com o alívio na região, a preocupação persiste no restante do Estado, com 87 açudes abaixo dos 30%. Entre eles, o Castanhão, responsável pelo abastecimento de municípios do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que atingiu apenas 3,2% da sua capacidade.

O acude Orós, da bacia do Alto Jaguaribe, está com 4,87% e o Banabuiú, na bacia de mesmo nome, apresenta 6,15%.

As precipitações em fevereiro excederam o esperado para o mês em apenas 18 dias. Ainda na pré-estação, em janeiro, o resultado também ficou acima do normal para o mês.

Confira os reservatórios que estão sangrando no Ceará:

Itaúna (101,5%)

Gangorra (101,2%)

Tucunduba (110,32%)

Diamantino I I (106%)

Várzea da Volta (110,5%)

Jenipapo (103,2%)

Sobral (103,9%)

Acaraú Mirim (110,3%)

São Vicente (102,1%)

São Pedro Timbaúba (108,7%)

Quandú (102,2%)

Gamaleira (104,6%)

Itapebussu (117,7%)

Germinal (100,09%)

Acarape do Meio (100,3%)

Tijuquinha (100,2%)

Barragem do Batalhão (100,05%)

Colina (101,9%)

Calderões (103,9%)

Gomes (100,7)