domingo, 23 de outubro de 2016

7 cidades cearenses estão entre as 25 mais violentas do Brasil

Estudo realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), relata que o estado do Ceará está com sete cidades entre as 25 mais violentas do País. Os dados foram coordenados pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.
Ainda de acordo om o estudo, os homicídios realizados por armas de fogo chegaram a 44.861 em 2014. Eusébio, de acordo com o estudo, é a quinta cidade mais violenta do País, com a taxa de 93,4 mortes por arma de fogo por habitante.
As outras quatro cidades são: Quixeré (12º lugar), com 85,1 homicídios; Itaitinga (17º). com índice de 79,9; Tabuleiro do Norte (19º), com taxa de 78,1; Horizonte (20º), com índice de 77,9; Jaguaribara (22º), com índices de 76,8 assassinatos; e Fortaleza (23º), com índice de 75,3 mortes por arma de fogo por habitante.
Entre as capitais, esse número da Terra do Sol é o segundo pior. Maceió, com 77,2, é a líder entre as capitais brasileiras.
O estudo é relacionado a homicídios por armas de fogo. De acordo com os dados divulgados, 44.861 pessoas morreram no País, em 2014, vítimas de armas de fogo. Além disso, é possível constatar que dois terços das cidades ficam no Nordeste.

Comércio e repartições públicas fecham nesta segunda

Duas categorias paralisarão suas atividades nesta segunda-feira – os comerciários e os servidores públicos, devido as comemorações do Dia dos Comerciários e do Dia do Servidor Público. Dessa forma o comércio e repartições públicas estaduais e municipais estarão fechadas.
Nos shoppings, somente a área de cinema e praças de alimentação estarão funcionando,
conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
A antecipação do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 deste mês, para esta segunda-feira, 24, foi em razão das eleições do segundo turno deste ano, que ocorre em anos de eleição. A justificativa é se evitar que servidores deixem as cidades onde moram para viagens prolongadas e percam o dia de votação.
Mesmo com o feriado, os serviços de fornecimento de água da Cagece e das Polícias Militar e Civil do Ceará serão mantidos. Os serviços do Corpo de Bombeiros, de atendimento médico-hospitalar, do Samu, do Hemoce, sistema de licitações do Estado funcionarão normalmente.