terça-feira, 3 de março de 2020

Fila de espera por benefícios do INSS no Ceará cai 47% desde janeiro

O número de cearenses esperando por atendimento em uma das 35 agências que compõem a Gerência Fortaleza do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caiu 46,9% ao passar de 97 mil em janeiro deste ano para 51,4 mil em março, informou ao Diário do Nordeste fonte que tem acesso ao sistema e não quis se identificar.

A retração estaria relacionada à gratificação recebida pelos servidores em atividade para ampliar o expediente, agilizar as solicitações e, consequentemente, diminuir a fila de espera pelos benefícios.

A expectativa é que o número reduza ainda mais nos próximos meses. Ontem (2) foi publicada Medida Provisória que permite a contratação de servidores aposentados para atuação na força-tarefa de redução da fila do INSS, que já havia sido anunciada pelo Governo Federal anteriormente, em janeiro deste ano.

As novas regras entram em vigor imediatamente, mas precisam do aval do Congresso em até 120 dias para que a MP se torne lei. De acordo com o texto, as contratações imediatas poderão ocorrer por meio de processo seletivo simplificado e sem concurso público em casos de calamidade pública, emergência em saúde pública, ambiental ou humanitária e em situações de iminente risco à sociedade.

Governador Camilo Santana diz que não descarta mudanças na Segurança Pública após motim de PMs no Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que irá "avaliar" a possibilidade de fazer mudanças na Segurança Pública do estado para que "a normalidade seja restabelecida" após o fim do motim de policiais militares. Os agentes começaram a retornar ao trabalho nesta segunda-feira (2), depois de acatarem a proposta do governo estadual e encerrarem a paralisação, que durou 13 dias.

O acordo para o fim do motim foi assinado nesta segunda, no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Com o término da paralisação, batalhões foram desocupados e viaturas voltaram a circular nas ruas de Fortaleza e do interior do estado. A presença das Forças Armadas no Ceará, entretanto, seguirá até o fim do decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), previsto para o dia 6 de março.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda, o governador reafirmou que todos os policiais envolvidos no motim serão investigados. "E nós vamos fazer uma avaliação, com o meu secretário e os comandos, para que possamos ver medidas para restabelecer a normalidade da segurança no estado", destacou Camilo, ao ser questionado sobre possíveis mudanças nos comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Agência bancária é atacada e fica parcialmente destruída, no Ceará

Uma agência bancária foi atacada por criminosos e ficou parcialmente destruída, na madrugada desta terça-feira (3), na Rua Antônio Peregrino, no Centro de Morrinhos, a 207 quilômetros de Fortaleza. A Delegacia Regional de Sobral confirmou a ocorrência e informou que uma equipe do Comando Tático Rural (Cotar) da Polícia Militar do Ceará se dirigiu até o local. Não há relatos de feridos.

De acordo com a Polícia Militar, era por volta de 1h15, quando um grupo formado por pelo menos oito homens chegou ao local, em dois carros, portando armas pesadas. Durante a ação, o grupo chegou a atirar contra o destacamento da PM e fez mais disparos em outros pontos da cidade.

"Essa ação teve uma duração de aproximadamente 13 minutos e foram ouvidos cerca de 16 disparos. A equipe do Cotar compareceu ao local e foi averiguado que na parte interna da agência ainda tem dois artifícios. Um foi desativado e outro permanece intacto. Estamos no local aguardando o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para desativar", detalhou o subtenente da PM em Morrinhos, José Francisco de Souza, na manhã desta terça-feira (3), reafirmando que nenhum dos possíveis autores foi localizad

Chance de epidemias de dengue e coronavírus exige atenção do SUS

O período de chuvas no Ceará gera, historicamente, o aumento de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya. Neste ano, outro risco se agrega: o novo coronavírus (Covid-19), que tem 12 casos suspeitos e outros nove descartados no Estado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os efeitos da nova doença ainda estão sendo estudados, mas especialistas e gestores confirmam que há chance de epidemias simultâneas de coronavírus e dengue no território cearense - situação que exige maior preparo das unidades diante de possível sobrecarga.

Em 2019, o Ceará teve 14.758 casos confirmados de dengue. Em 2020, até o dia 18 de fevereiro, já são 173 casos da arbovirose, segundo o boletim epidemiológico da Sesa. A tendência histórica é que os registros se ampliem a partir de março, com picos em abril. Em paralelo, no período reconhecido como o de maior contágio da dengue, o Brasil já confirmou dois casos de coronavírus e investiga outros 433, de acordo com o Ministério da Saúde - que reconhece apenas seis casos suspeitos no Ceará, diferentemente dos 12 divulgados pela Sesa.

Motorista do Samu de Saboeiro (CE) é executado a bala durante jogo de futebol

O plantão de polícia registrou no final da tarde de ontem (2), mais um homicídio a bala em Saboeiro (CE). A vítima Francileudo Venâncio, mais conhecido como Leudo, motorista do Samu. Ele participava de um jogo de futebol no campo de aviação, na entrada da cidade, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local.

De acordo com testemunhas o crime foi cometido por dois elementos encapuzados não identificados que estavam numa motocicleta Broz, preta e empreenderam fuga após o homicídio.

O clima na cidade é de consternação. A vítima era uma pessoa muito popular e querido por todos em Saboeiro. Sempre foi amante e praticante do futebol. No último dia 5 de fevereiro, Leudo teve o seu irmão caçula, Francílio Venâncio (Cilinho) assassinado. As investigações acontecem e diligências estão sendo realizadas.

Saboeiro segue numa rotina de violência e homicídios sem soluções. A secular cidade é hoje uma das mais violentas do interior.

NOSSO PARCEIRO E PATROCINADOR CLINI PETY CLINICA VETERINÁRIA E PETSHOP. LAVRAS DA MANGABEIRA