terça-feira, 28 de janeiro de 2020

8% dos municípios do Ceará não registraram homicídios em 2019

Um estudo do Observatório de Segurança do Ceará divulgado nesta segunda-feira (27) apontou que 8% dos municípios do Estado não registrou homicídios ao longo de 2019. Ou seja, em 15 das 184 cidades cearenses não houve nenhuma morte no ano passado. A maioria dos homicídios vitimou pessoas do sexo masculino e aconteceu com uso de armas de fogo.

De acordo com o balanço, as 15 cidades sem ocorrências de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Destes municípios do interior, a maioria tem de 11 mil a 13 mil habitantes.

Os municípios cearenses sem homicídios foram:

Abaiara
Alcântaras
Ararendá
Araripe
Catunda
Cedro
Chaval
Ibaretama
Ipaumirim
Iracema
Itaiçaba
Moraújo
Morrinhos
Palhano
Pires Ferreira

Fortaleza e Região Metropolitana também apresentaram resultados positivos quando comparados os números de crimes letais ocorridos em 2018 e 2019. Só na Capital, 2019 terminou com redução de quase 50% nas mortes violentas.

Em contrapartida, em 21 municípios do Estado houve crescimento no número de assassinatos: Alto Santo, Aracoiaba, Porteiras, Milhã, Uruburetama, Antonina do Norte, Carnaubal, Senador Sá, Tarrafas, Amontada, Nova Jaguaribara, Assaré, Potengi, Santana do Cariri, Independência, Choró, Itatira, Banabuiú, Guaiúba, Chorozinho e Trairi.

78 municípios cearenses ainda não têm Plano de Saneamento Básico

Após mais de uma década do lançamento do marco regulatório do saneamento básico no Brasil, as prefeituras cearenses ainda vivem o desafio de cumprir a determinação de elaborarem seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Dos 184 municípios do Estado, 40 estão com o processo de elaboração em andamento e 38 nem sequer começaram. Do total, 106 cidades finalizaram o documento, fundamental na gestão do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e drenagem das águas pluviais urbanas das cidades.

Os PMSBs já deveriam estar finalizados em 2017, porém um decreto federal estendeu o prazo por dois anos, que se encerrou em dezembro de 2019. Na última quinta-feira (23), no entanto, a Presidência da República sancionou nova data. Agora, após 31 de dezembro de 2022, o planejamento será condição para acessar recursos orçamentários da União ou da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O adiamento dos prazos agrava os efeitos sanitários da falta do plano nos municípios.

Chuvas no Ceará devem continuar até quarta-feira, prevê Funceme

As chuvas vistas nos últimos dias devem continuar no Ceará até a próxima quarta-feira (29), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão divulgada nesta segunda-feira (27) foi feita a partir de análise das atuais condições de tempo e resultados de modelos numéricos.

Na parte do Nordeste que compreende principalmente o interior do Ceará, devem ser atingidas pelas chuvas entre estas segunda e terça-feira (27 e 28), em razão da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno trata-se de um corredor de umidade que está atuando na porção sul da região.

Outro fator que contribui para a instabilidade é a ação de ventos alísios convergindo entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

Nos próximos dias em Fortaleza, especificamente, as precipitações devem ter mais força, concentrando-se entre a madrugada e a manhã.

Rajadas

Em relação às rajadas de vento, que causaram transtornos na capital e na Região Metropolitana neste domingo (27), a Funceme aponta que novos registros foram feitos durante a tarde desta segunda-feira, mas com impactos menores.

Em Tianguá, o vento chegou à velocidade de 47,5 km/h, sendo a maior do estado, seguido de Sobral, Jaguaruana e Quixeramobim, onde os ventos atingira, cerca de 40 km/h.


Prefeito de Acopiara vira piada nas redes sociais com arte sobre suas "obras"

O Prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto (MDB), virou piada nas redes sociais, após divulgar uma arte gráfica com suas "obras". 

Nos comentários, frases como, "Cadê os 32 milhões de reais do precatório?", "Me engana que eu gosto.", "Qual professor recebeu esse ajuste? Até agora não vi nenhum.", "Por amor a Acopiara? Pense num amor medonho!", "Ai ai palhaçada.", "E o salário dos servidores com 4 meses de atraso ele não fala.", dentre outras exclamações e interrogações foram comuns. 

Após longa novela, Gabigol renova seu contrato com o Flamengo

O melhor atacante em atividade no Brasil, Gabigol, que marcou história no Flamengo em 2019, anunciou em suas redes sociais a renovação de seu contrato com o Rubro-negro carioca.

Após longa novela, que envolvia a Inter de Milão, clube italiano ao qual Gabigol pertencia, finalmente ocorreu um desfecho positivo para o time brasileiro. O artilheiro assinou por cinco temporadas, e ficará até dezembro de 2024. A transação gira em torno de 78,6 milhões de reais. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2020 Choveu em todas as regiões do Ceará entre esta segunda e terça-feira

Choveu em todas as regiões do Ceará entre as 7h desta segunda-feira (27) e as 7h desta terça-feira (28). O maior registro foi no município de Viçosa do Ceará com 107 milímetros, na Região da Ibiapaba do Estado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Outras cidades receberam precipitações intensas como Granja (100 m), São Gonçalo do Amarante (85 mm), Quixadá (67 mm) e Caucaia (62,1 mm).

As chuvas em alguns municípios vieram acompanhadas de forte ventania. A Funceme anotou rajadas de até 42 km/h e chuva de 41,5 milímetros em Fortaleza, no Posto Pluviométrico da Água Fria. Em Sobral, os ventos atingiram 50 km/h, na noite desta segunda-feira, por volta das 20h, segundo o órgão.

Na Capital houve registros de alagamentos, queda de árvores e até um portão de um condomínio que foi arrancado por causa dos ventos fortes. Já em Sobral a chuva iniciou ainda na noite de segunda-feira e se estendeu até a madrugada de terça. Devido à chuva o trânsito ficou lento em algumas avenidas da cidade.

De acordo com a Funceme, a intensidade da chuva é causada pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que atua na porção sul da região. Além disso, a Funceme observa que os ventos alísios tendem a convergir entre o Ceará o Rio Grande do Norte, aumentando a instabilidade na região.

Previsão para os próximos dias

Terça-feira (28):
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva.

Quarta-feira (29):
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte. Há possibilidade de chuva nas demais regiões.

Quinta-feira (30):
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte. Há possibilidade de chuva nas demais regiões.