domingo, 29 de agosto de 2021

População do Ceará chega a 9,2 milhões de habitantes, diz IBGE

 


A população do Ceará foi estimada em 9.240.580 habitantes. A estimativa com o total de habitantes se refere a 1° de julho de 2021 e foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27). 

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou um total de 9.187.103 milhões de pessoas. Houve um acréscimo de 53.477 pessoas. 

O número deste ano representa um crescimento de cerca de 0,58 % na comparação com a população estimada em 2020. 

As estimativas populacionais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

MP recomenda que Acopiara e mais 65 municípios realizem o cadastro de jovens para receber da vacina contra Covid-19

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que 66 municípios cearenses adotem as providências necessárias para o cadastro dos jovens e adolescentes na plataforma Saúde Digital para recebimento da vacinação contra Covid-19. As recomendações foram expedidas à Administração Municipal das cidades e suas respectivas Secretarias da Educação, da Saúde e da Assistência Social, além de Conselhos Tutelares municipais e escolas estaduais localizadas dentro dos territórios dessas cidades. 

Conforme o balanço do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAÚDE), até esta quinta-feira receberam recomendações as seguintes cidades: 

Acaraú 
Acopiara 
Alto Santo 
Ararendá 
Araripe 
Assaré 
Banabuiú 
Barroquinha 
Baturité 
Canindé 
Campos Sales 
Cariús 
Catarina 
Caucaia 
Cedro 
Chaval 
Choró 
Crateús 
Crato 
Croatá 
Cruz 
Eusébio 
Farias Brito 
Forquilha 
Fortaleza 
Frecheirinha 
Graça 
Granja 
Guaraciaba do Norte 
Horizonte 
Icó 
Iguatu 
Independência 
Itaitinga 
Itatira 
Jardim 
Jati 
Juazeiro do Norte 
Jucás 
Madalena 
Maracanaú 
Maranguape 
Massapê 
Mauriti 
Missão Velha 
Mombaça 
Monsenhor Tabosa 
Novo Oriente 
Orós 
Palmácia 
Penaforte 
Pindoretama 
Potengi 
Porteiras 
Potiretama 
Quiterianópolis 
Quixadá 
Quixelô 
Saboeiro 
Salitre 
Santana do Acaraú 
Santana do Cariri 
São João do Jaguaribe 
Sobral 
Tabuleiro do Norte 
Tamboril 

Nas recomendações, o MPCE orienta que seja feita campanha para o cadastramento dos jovens adultos e dos adolescentes nas Escolas Estaduais e Municipais, com realização de atividades em cada sala de aula, inclusive como dever de casa, para que todos os alunos se cadastrem. 

Também foi recomendado que seja realizada busca ativa dos alunos, para garantir o cadastro e a vacinação, inclusive com treinamento de servidores e professores, para ajudar os alunos no cadastro, tirando dúvidas, além da disponibilização de estrutura em cada escola para cadastramento dos alunos, com realização também de campanhas institucionais.

Novo bônus pelo Bolsa Família: Como vai ser?

 


Novo bônus pelo Bolsa Família: Como vai ser? O governo quer vincular o pagamento de um “bônus” aos beneficiários do novo Bolsa Família às receitas decorrentes das privatizações de estatais e outros ativos do Executivo. 

O modelo que será proposto prevê o pagamento de recursos extras para os beneficiários que vai variar conforme os valores arrecadados com as privatizações e dividendos líquidos (lucros distribuídos por empresas menos os recursos gastos com estatais deficitárias). 

O pagamento desses valores ficará fora do teto de gastos, regra que impõe um limite para as despesas da União, porque não teria caráter recorrente e dependeria do tamanho que esse fundo terá no futuro. 

O fundo será encaminhado ao Congresso Nacional na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite o parcelamento de dívidas do governo federal decorrentes de decisões judiciais, os chamados precatórios. 

O modelo em discussão pelo governo prevê que 20% da receita de uma privatização ou venda de ativo seja destinada para o bônus aos beneficiários do novo Bolsa Família, 20% para o pagamento de precatórios parcelados e os 60% restantes para abatimento da dívida pública. 

Duas privatizações já são certas para terem receitas atreladas a esse fundo: as vendas da Eletrobras e dos Correios. O fundo vai incluir também venda de imóveis e dividendos de estatais lucrativas.

Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro

 


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (27), manter a bandeira vermelha, patamar 2, para o mês de setembro. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492. Segundo a agência, o mês de agosto, que está chegando ao fim, manteve o estado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país. 

"Agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN). O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano", informou a Aneel. 

Em períodos de seca, e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda. 

Dentre as dicas trazidas pela Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão o uso racional do chuveiro elétrico (banhos de até 5 minutos e em temperatura morna); do ar condicionado (manter os filtros limpos e reduzir ao máximo seu tempo de utilização); da geladeira (só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira); e do ferro de passar (juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura).

Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos

 


O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos. As alterações divulgadas ontem (27) também afetam outras modalidades de pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco. 

Na mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1 mil entre 20h e 6h. O novo limite vale tanto para o Pix como para a liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências intrabancárias. 

Em outra mudança, o BC decidiu impedir o aumento instantâneo de limites de transações com meios de pagamento por meios eletrônicos. Agora, as instituições terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivarem o pedido do correntista se feito por canal digital. A medida abrange tanto o Pix, como a TED, o Documento de Ordem de Crédito (DOC), as transferências intrabancárias, cartões de débito e boletos. 

As instituições financeiras passarão a oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Elas também passarão a permitir o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

Auxílio emergencial: trabalhadores nascidos em setembro e outubro recebem o benefício neste sábado

 


A Caixa Econômica Federal (Caixa) paga neste sábado (28) a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em setembro e outubro. Os recursos serão depositados em poupança social digital da Caixa, e estarão disponíveis inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. 

Os saques e transferências para os nascidos em setembro que receberem a 5ª parcela neste sábado serão liberados em 15 de setembro. Já os nascidos em outubro poderão sacar a partir de 16 de setembro. 

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/