quinta-feira, 11 de abril de 2024

Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo Funceme

 

O Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo prognóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os resultados divulgados nesta segunda-feira (8) dos modelos climáticos indicam o seguinte prognóstico climático para o trimestre, abril, maio e junho de 2024 no Ceará:

Ramal do Salgado deve encurtar a distância para que as águas do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão, no Ceará

A Funceme explica que a presença do El Niño no Pacífico Equatorial ajuda no resultado, porém com menores magnitudes em relação aos meses anteriores, mas ainda assim, indicando a atuação do fenômeno.

"Os ventos próximos à superfície e em altos níveis apresentam fracas condições de acoplamento entre oceano e atmosfera. Em subsuperfície (entre 0 e 300 m de profundidade), ainda no oceano Pacífico, são observadas áreas com águas mais frias do que a média, essas estão aflorando na parte mais a leste, próximo à costa da América do Sul, o que favorece o enfraquecimento desse evento de El Niño". explica.

Ainda segundo a Funceme, no Atlântico tropical, as anomalias de temperatura do mar na região norte e sul estão positivas, o que indica um posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em torno da normalidade.

Situação hídrica

O Ceará tem 51 açudes sangrando, de acordo com informações do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Neste fim de semana, quatro açudes interromperam a marca de mais de uma década sem sangrar: Poço do Barro (Morada Nova), Carmina (Catunda), Caxitoré (Umirim) e Edson Queiroz (Santa Quitéria).

As bacias hidrográficas da região norte mantém ótimo nível volumétrico, com o Coreaú em 98% e o Litoral com 99,7%.

Homem é assassinado em Acopiara nesta quarta-feira (10)

 


Um homem identificado como Alex Sampaio teve sua residência arrombada e foi assassinado em Acopiara, nas primeiras horas desta quarta-feira (10). O crime ocorreu na Rua do Meio, que faz cruzamento com a Ramira.


Não se sabe ainda a identificação do (s) autor (es), e nem o que motivou o homicídio. A arma utilizada na ação foi a de fogo. A casa onde Alex residia, foi arrombada com golpes de marreta.

O rabecão está no local, e o caso fica sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Acopiara. Aguarde mais informações!