terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Agência Nacional de Águas faz novas vistorias em barragens do Ceará

Com o início da quadra chuvosa (fevereiro a maio), aumenta a preocupação com a infraestrutura dos reservatórios cearenses, principalmente os de pequeno e médio portes. No último sábado (1º), a parede auxiliar do Açude Granjeiro, em Ubajara, não suportou a pressão ocasionada pelas chuvas e cedeu. Nesta semana, técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) vão realizar vistoria no açude para formular o parecer sobre a situação.

As atividades devem seguir até sexta-feira (7). Em nota, o órgão informou que "a visita já estava prevista desde o final do ano passado", porém, dado o "rompimento do dique provisório na obra em curso", os técnicos também irão avaliar, junto com equipe de engenheiros, os impactos do evento. "Ações foram tomadas visando à segurança das pessoas e dos bens nas áreas abaixo do barramento, que incluíram a realização de obras civis", finaliza a nota.

O técnico da Defesa Civil Estadual, Wilson Maranhão, ressalta que "não há risco de rompimento" e que a situação está controlada. "Temos a preocupação de tranquilizar a população. O que se rompeu foi a ensecadeira (solução provisória usada para manter em seco uma construção abaixo do nível da água), que retinha o volume de água enquanto era feito o trabalho de prospecção e ingestão de cimento na barragem".

Segundo o representante, o incidente não traz prejuízo à estrutura da barragem, mas é preciso realizar ações de controle. "Em toda barragem existe o risco. Cabe às entidades responsáveis monitorar", argumenta, ressaltando que "houve evolução" nos trabalhos após 250 famílias que viviam no entorno serem realocadas, ainda em 2019. "O trabalho está sendo feito paulatinamente para que se conclua possivelmente após o período chuvoso", finaliza Maranhão.

Em busca de seus direitos, professores de Acopiara ameaçam greve mais uma vez

Os professores da rede municipal de ensino de Acopiara, ameaçam greve novamente se os seus direitos forem negados pela gestão municipal.

A categoria está sendo convidada para uma assembleia e em seguida uma paralisação.

O movimento faz parte de uma luta constante, desde que o atual prefeito assumiu o município.

A categoria reivindica direitos que estão sendo negados pela atual gestão.

Direitos reivindicados:

1. Pagamento da progressão;
2. 1/3 de férias;
3. Pagamento do saldo remanescente do precatório;
4. Rateio do resíduo do FUNDEB;
5. Devolução do IR cobrado indevidamente no pagamento do precatório;
6. Pagamento da dívida patronal da previdência e outros direitos.

Ceará deve inaugurar presídio de segurança máxima este mês

Durante a retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Ceará nesta segunda-feira (3), o governador Camilo Santana fez um balanço da gestão e aproveitou para anunciar que o primeiro presídio de segurança máxima do Estado retomou as atividades. Ainda no discurso, o chefe do Executivo afirmou que vai continuar trabalhando em cima da eficiência fiscal para manter a capacidade de investimento. 

"Reafirmo que não há como pensar em desenvolvimento sustentável sem o equilíbrio na condução das contas públicas e, principalmente, sem medidas efetivas de redução da pobreza e da desigualdade. O Governo do Ceará tem buscado avançar nas políticas públicas, sempre tendo o princípio da equidade como norteador do nosso caminho, e com a responsabilidade de manter nosso estado como um dos mais equilibrados do país do ponto de vista fiscal, e com a capacidade de realizar cada vez mais investimentos”, enfatizou Camilo. 

O ESTADO DO CEARÁ PASSOU A INVESTIR CADA VEZ MAIS EM PROJETOS QUE VISAM A RESSOCIALIZAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DOS PRESOS. NAS UNIDADES PRISIONAIS FORAM AMPLIADOS OS SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ATENDIMENTO JURÍDICO, ALÉM DA INCLUSÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DE AÇÕES E PROJETOS DE CAPACITAÇÃO, TRABALHO E CULTURA PARA TODOS AQUELES QUE DESEJAM CUMPRIR SUAS PENAS DE ACORDO COM A LEI. (Camilo Santana, em discurso na Assembleia Legislativa)

O governador Camilo reforçou as ações do ano anterior e disse que a meta do ano é trazer mais recursos para dar continuidade ao trabalho que fez o Ceará se destacar no cenário econômico nacional. “Vimos um 2019 com o Ceará batendo recorde na participação das exportações brasileiras e a tendência é que, mais uma vez, siga liderando entre os estados em volume de investimentos públicos. Isso significa a construção de novas estradas, escolas, obras hídricas, equipamentos de saúde e segurança, e toda a parte de infraestrutura necessária para atrair novos investidores e para melhorar, cada vez mais, a vida dos milhões de cearenses”, completou.