sexta-feira, 13 de abril de 2018

Castanhão tem melhor aporte desde julho de 2017

O Castanhão fica localizado na bacia do médio Jaguaribe ( Foto: Divulgação )
19:18 · 11.04.2018 / atualizado às 19:38
O açude Castanhão registrou, nesta quarta-feira (11), o melhor volume acumulado desde julho de 2017, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
 
Os aportes recebidos pelo açude nos últimos dias fizeram com que ele atingisse 5,01% da sua capacidade de armazenamento - no início deste ano, ele estava com 2%. O Castanhão é o principal reservatório que abastece a Grande Fortaleza.
 
O Castanhão é maior açude do Ceará, com capacidade de armazenamento 6,7 bilhões de metros cúbicos; os 5,01% representam 335 milhões de metros cúbicos. Localizado na bacia do médio Jaguaribe, sozinho, o Castanhão tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos reservatórios cearenses.
 
Até esta quarta-feira (11), 17 açudes do Estado registraram volume acima de 90% e 95 receberam aporte nas últimas 24 horas.
 
O maior aporte foi no açude Araras, o quarto maior Ceará - atrás apenas do Castanhão, Orós e Banabuiú. O Araras recebeu 31 milhões de metros cúbicos nas últimas 24 horas.
 
Açudes Sangrando
 
Ainda nesta quarta (11), o açude São Vicente começou a sangrar. Os açudes Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Germinal, Itaúna, Maranguapinho, Tijuquinha e Tucunduba também estão sangrando.
 
Retração
 
Pelo menos sete das 12 regiões hidrográficas em que está dividido o Ceará registraram uma retração no volume armazenado neste mês em comparação ao início do ano: Curu, Serra da Ibiapaba, Acaraú, Metropolitana, Banabuiú, Médio e Alto Jaguaribe.
 
A queda justifica a média estadual de esvaziamento em relação a 1° de janeiro de 2018 - de 12,5% para 10,60% em 10 de abril.
 
Chuva
 
As chuvas, por outro lado, têm ajudado a reverter o quadro em regiões com maiores precipitações. A unidade regional hidrográfica da bacia do Salgado foi a que apresentou o maior crescimento nos primeiros 100 dias de 2018: saiu de 15,1% para 23% de sua capacidade de armazenamento.
 
Em segundo lugar está a bacia de Coreaú, no extremo litoral oeste, que tinha um acumulado de 81,2% e agora está com 86,5%.
 
Conversão do volume armazenado
 
O maior definidor da conversão do volume armazenado no Estado será mesmo a bacia do médio Jaguaribe, onde está o Castanhão. Apesar dos aportes recebidos pelo açude nos últimos dias (hoje apontando 5%), aquela região hidrográica ainda está com 4,6% de toda a capacidade de armazenamento, contra 5,3% do início do ano

Sobe para 13 o número de açudes com 100% da capacidade no Ceará


Morador registra cheia no açude Acaraú Mirim em Massapê
Com as chuvas dos primeiros dias de abril, sobe para 13 o número de açudes no estado que estão com 100% do volume. O açude Itapajé, no município de mesmo nome, e o Açude Angicos, na em Coreaú, sangraram nesta quarta-feira (11), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Angicos, em Coreaú; Açude Itapajé, em Itapajé; Maranguapinho, em Maranguape; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús. Dezoito açudes do Ceará estão com capacidade acima de 90%.Lista de açudes sangrando no Ceará
AçudesMunicípioCapacidadeVolume (100%)Bacia
AngicosCoreaú56,05100%Coreaú
ItapajéItapajé4,24100%Curu
São VicenteSantana do Acaraú9,84100%Acaraú
Barragem do BatalhãoCrateús1,53100%Crateús
Acaraú MirimMassapê36,71100%Acaraú
CaldeirõesSaboeiro1,13100%Alto Jaguaribe
ItaúnaGranja72,58100%Coreaú
TucundubaSenador Sá41,43100%Coreaú
CocóFortaleza5,1100%Metropolitana
GerminalPalmácia2,107100%Metropolitana
TijuquinhaBaturité0,421067100%Metropolitana
ColinaQuiterianópolis4,29100%Sertão de Crateús
MaranguapinhoMaranguape9,35100%Metropolitana

TRANSTORNOS Chuva intensa deixa desabrigados em Granja, na Zona Norte

Santana do Acaraú- Foi com alegria, que os moradores da Zona Rural de Santana do Acaraú, na região Norte, receberam a notícia da sangria do Açude São Vicente, localizado no distrito de Baixa-Fria, a cerca de 12 quilômetros da sede do município. Com a cheia, registrada pela Cogerh esta semana, o São Vicente passou a fazer parte da lista dos 13 açudes cearenses que atualmente operam com 100% de sua capacidade. E no caso do São Vicente, isso representa 9.854.000 m³, em sua grande parte voltado à pesca.
Diversão
Sempre que a chuva que tem banhado a região dá uma trégua, agricultores e pescadores se reúnem sobre a parede do açude para lançar as redes nas primeiras pescarias, se refrescar na forte correnteza que desce rumo ao Rio Acaraú, ou apenas apreciar o espetáculo das águas que escorre mata adentro. “Da varanda da minha casa dá para ver a parede do açude. A felicidade é grande, em poder voltar a ter essa água toda. Fazia 7 anos que não tínhamos essa imagem”, diz com felicidade a agricultora, que planta milho, feijão e melancia, nas proximidades da parede do São Vicente.
Desabrigados
Os municípios de Granja e Chaval, também na região Norte do Estado, registraram chuva com precipitação de mais de 105 mm, no início da semana. O que tem causado transtornos em diversos trechos da zona rural desses municípios. Estragos também foram observados nas sedes de Guaraciaba do Norte e Forquilha. No caso de Granja, cerca de 15 famílias foram atingidas pela chuva, que caiu forte, ao longo da noite, dessa quarta-feira e da madrugada da quinta (12).
Apoio
Cercados pela água, os moradores de áreas consideradas de risco pela Defesa Civil do Município, abandonaram suas casas, em três bairros da periferia. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Granja, Francisco de Aquino, “do total, cinco famílias vão usar o aluguel social, até que possam resolver essa questão que, infelizmente tem sido recorrente, porque as famílias sempre voltam a esses locais de risco. O restante, já está abrigado em casa de parentes. Teremos também, nessa sexta-feira (13), o suporte da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que já enviou equipes para analisar a situação e tomar as medidas necessárias”, garantiu.
Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

10 maiores chuvas por Municípios no dia: (133 postos com chuva de 136 informados)