Antes da implantação do SAAE o abastecimento de água em Iguatu era realizado através de fontes espalhadas pela cidade. Neste período, o sistema apresentava várias inconveniências, pois a água não era tratada e a quantidade era insuficiente para abastecer a cidade. Muitas pessoas compravam água, ou iam buscar nos rios e lagoas  outros tinham poços artesianos no quintal.
Os SAAEs – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Autarquias Municipais, existentes no Brasil foram fomentados inicialmente pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) criada em 1942, atualmente FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, com o objetivo de desenvolver serviços de saúde e saneamento no interior do país.
Dentro desse contexto, o SAAE de Iguatu foi criado em 19 de abril de 1966, através da lei municipal nº 070, com personalidade jurídica própria dispondo de autonomia econômico-financeiro-administrativa com a finalidade principal de exercer em todo o município a captação, tratamento, distribuição de água canalizada, além de operações dos serviços de esgotos sanitários, e por vários anos o SAAE foi administrado diretamente pela FUNASA