sábado, 21 de novembro de 2020

Ceará tem 16 pesquisadores na lista de mais influentes do mundo

 

Foto Thiago Gadelha

Um levantamento feito anualmente pela revista Plos Biology mostrou os 160 mil pesquisadores mais influentes do mundo, entre os quais 16 são professores de instituições cearenses, sendo que um dos docentes já morreu. No banco de dados, existem dois rankings: um apresenta o impacto do pesquisador ao longo da carreira e o outro do impacto deles no ano de 2019. É importante frisar que nos dois rankings, existem nomes que se repetem.

No primeiro, sobre o impacto ao longo da carreira são 9 cearenses e 600 instituições brasileiras citadas. Oito pesquisadores são da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo eles: Aldo Ângelo Lima, Jorg Heukelbach, Daniel da Costa, Vietla Rao, Fabiano Fernandes, Luiz Drude, Sueli Rodrigues e Ronaldo de Albuquerque Ribeiro (já falecido). E um da Universidade Regional do Cariri (Urca), Henrique Douglas Melo Coutinho.

Já na listagem dos mais influentes ao longo do ano de 2019, são 13 da UFC, dos quais sete deles se repetem em relação ao primeiro ranking, e mais 6: Antônio Gomes de Souza Filho, André Lima Férrer de Almeida, Cristiano André Köhler, Flávia Almeida Santos, Joaquim Albenisio Gomes Silveira e Luciana Rocha Barros Gonçalves.

Os professores Henrique Douglas Melo Coutinho, da Urca, e José Cleiton Sousa dos Santos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) também estão nesta lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário