segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Funceme registra chuva em 133 cidades do Ceará; veja previsão do tempo

 


Choveu em pelo menos 133 municípios cearenses nesse último sábado, 29, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice, 86 milímetros, foi registrado na cidade de São Gonçalo do Amarante, na região litoral. Em Fortaleza, a Funceme registrou movimentação em três postos: Água Fria, com 26,4 mm; Castelão, com 18,2 mm; e Messejana, com 14,8 mm.

Já para hoje, domingo, 30, o cenário meteorológico do Ceará é de céu parcialmente nublado, com alta possibilidade de chuva isolada nas regiões do Cariri e da Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, espera-se baixa possibilidade de chuva. Até 8 horas, a Funceme registrou chuva em seis municípios, incluindo Fortaleza.

Na segunda-feira, 31, o cenário se repete, com possível concentração de chuva no Cariri e na Ibiapaba. As possibilidades diminuem na terça, 1º, com céu variando de nublado a parcialmente nublado em em todas as macrorregiões do Estado.

domingo, 30 de janeiro de 2022

Iguatu - Homem é morto a tiros na noite desta sexta-feira

  Esse foi o segundo homicídio no ano em Iguatu


Um homem identificado por Francisco Tiago de Oliveira Diniz, de 39 anos, foi morto na noite desta sexta-feira (28), na cidade de Iguatu, no centro sul do Ceará.
Segundo informações, a vítima foi morta com pelo menos oito disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram o homem na região do tórax e na cabeça.
O crime ocorreu na Rua Júlio Cavalcante. Os acusados, dois indivíduos em uma bicicleta, se aproximaram da vítima, que ainda tentou fugir, mas foi alcançada e executada.
De acordo com testemunhas, um dos assassinos usava tornozeleira eletrônica.
Tiago Diniz já tinha passagens pela polícia. O corpo foi encaminhado para a Perícia Forense de Iguatu.

Números - Esse foi o segundo homicídio no ano de 2022. Até então o primeiro crime do ano havia sido no dia 10 de janeiro, quando Idamar Lima Pereira, 36, foi morto a golpes de faca pelo próprio irmão. No ano passado, Iguatu contabilizou 25 mortes de crimes dessa natureza.

Iguatu - Açude Trussu ganha mais de 1 metro de seu nível em janeiro

 O aporte foi graças às precipitações localizadas da pré-estação chuvosa no Ceará


O açude Roberto Costa, popularmente conhecido como Trussu, é estratégico para o abastecimento das cidades de Iguatu e de Acopiara, na região Centro-Sul do estado. O reservatório recebeu recarga de 0,62% em janeiro e chega ao fim do mês com volume de 24,67%.
O aporte foi graças às precipitações localizadas da pré-estação chuvosa no Ceará. Em janeiro de 2020, o reservatório estava com 19% da capacidade.
O ganho representa um pouco mais de 1m60cm do seu nível. Em dezembro o Trussu tinha 24,05% e chegou nesta sexta-feira, 28, a 24,67 %. Apesar do bom início e ainda faltando três dias para o seu fim, o mês em aporte não supera ao do mesmo período do ano passado. Na época, em 31 dias o reservatório obteve um ganho de 2%.
Em 2012, o açude Trussu, a exemplo de outros no Ceará, entrou em curva decrescente de perda de volume em decorrência do ciclo de seca que castigou o Estado por sete anos. No fim da quadra chuvosa (maio) de 2012, o reservatório acumulava 94%. Cinco anos depois, em janeiro de 2017, estava com 13,62% do volume e, no mesmo período de 2018, chegou a 7,82. Em janeiro de 2019 caiu ainda mais e estava apenas com 3,3%. Em janeiro de 2020, o reservatório estava com 1,31% da capacidade, seu pior nível da história.
O Trussu começou a se recuperar e no final de maio de 2020, fim da quadra chuvosa, terminou com 24,5%, suficiente para tirar as cidades de Iguatu e de Acopiara da crise de abastecimento na época.

Ceará - O Ceará está, atualmente, com dois açudes pequenos sangrando, mas os grandes reservatórios continuam com volume abaixo de 30% de suas capacidades. As informações estão disponíveis no portal hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O açude Germinal, no município de Palmácia, e a Barragem do Batalhão sangraram neste mês de janeiro. O portal hidrológico da Cogerh ainda aponta que há 71 reservatórios cearenses com volume de água inferior a 30%. Entre eles, estão os três maiores do Ceará: o Castanhão, o Banabuiú e o Orós.

Iguatu tem maior acumulado de chuva em janeiro no Ceará

 Os dados são parciais e foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme

Nesta semana, a cidade de Iguatu assumiu a liderança de registro de maior acumulado de chuva no decorrer deste mês de janeiro, no Ceará, com 384mm. Em segundo lugar, está Hidrolândia (379mm), seguido de Ibiapina (346.3mm); São Benedito (341mm); Granjeiro (331mm); Cariús (328mm); Várzea Alegre (324mm); Jucás (319.5mm); Cedro (316mm); e Ibaretama (303mm).
Os dados são parciais e foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na última sexta-feira (28). À medida que as chuvas ocorrem e as informações são enviadas, a Funceme vai atualizando os registros pluviométricos.
Além do registro do posto da Funceme, na Ematerce, no bairro Esplanada, o município de Iguatu registrou até ontem 384mm, que representa um desvio positivo de 169.5%.
O acumulado de chuva em outros postos de coletas no município de Iguatu são: Baú (332mm); Barro Alto (287.4mm); Quixoá (141.4mm); e Riacho Vermelho (85mm).
Os dados revelam claramente que há variação de pluviometria no município. No distrito de Riacho Vermelho, por exemplo, a média histórica para janeiro é de 147mm, mas até ontem só foram observados 85mm, ou seja, havia um déficit de 42.2%.
Já no Baú, o esperado são 135.7mm, entretanto já choveu 332mm, isto é, um desvio positivo de 144.6%.

Média - Se considerarmos a média para todo o município de Iguatu, de acordo com a Funceme, foram registrados até esta sexta-feira (28) 322.7mm, ou seja, 158.9% a mais do que o esperado para todo o mês que é de 124.7mm.

Ceará - O Ceará apresenta um desvio positivo neste mês de 43.7%. O esperado para o período no Estado são 98.7mm. Até ontem havia chovido 141.9mm.

Iguatu - Ocupação de UTIs para pacientes com coronavirus cresce 6 vezes em janeiro

  Mais de 600 pessoas estão acometidas com o vírus em Iguatu


O número de pacientes adultos internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 aumentou significativamente em janeiro, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Iguatu.
Conforme as autoridades de vigilância em saúde, a alta reflete em parte o crescimento rápido de casos da nova variante Ômicron no país, e levemente se assemelha ao que ocorreu no começo de 2021, quando explodiu a segunda onda da pandemia.
O mês de janeiro iniciou com uma única ocupação nas UTIs de paciente com Covid-19 em estágio agravado da doença. Até a última sexta-feira, 28, o número subiu para sete. O número de ocupações de pacientes no mesmo período do ano passado era de 22 leitos ocupados, e nesse mesmo período a cidade havia somado seis mortes. Na época o município ainda iniciava seu plano de imunização.
A cidade registrou em 2022 cinco mortes até (28 de janeiro). A pasta detalhou que as evoluções em decorrência da doença eram de um paciente com três doses; três com duas doses e um sem nenhuma dose tomada.

HMAA - Os profissionais de Saúde destacam a importância da vacinação a favor de um cenário menos pior do que em 2021. “O número de altas das UTIs é maior do que se comparado ao pico da segunda onda. A vacina tem contribuído para isso”, destacou Edeíza Ataliba, diretora do Hospital e Maternidade Agenor Araújo (HMAA). A unidade oferta 10 leitos de alta complexidade, exclusivos para pacientes acometidos com a doença e é o único da cidade como porta de entrada para o serviço em saúde.

HSV - Os 10 leitos de UTIs do Hospital Regional de Iguatu (HRI) seguem para o atendimento clínico geral. Nessa semana o estado divulgou renovação de convênio com Hospital São Vicente (HSV) na reabertura dos ‘leitos-covid’ via SUS. “Diante dos casos de pacientes em estágio agravado de pacientes com síndromes gripais, vamos voltar a lutar essa guerra e no final vencer. Apesar do número alto de casos, os pacientes que entram nas UTIs logo têm alta, a vacina é a grande responsável por isso”, avaliou Márcio Rodrigues, diretor do hospital.
O mês de janeiro iniciou com uma incidência do número de ativos. Mais de 600 pessoas estão acometidas com o vírus em Iguatu. Dados só vistos em agosto de 2020.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Concurso Público de Iguatu: Prova vai exigir comprovante da vacina contra o coronavirus

 


A prefeitura de Iguatu, irá realizar concurso público neste (domingo 30), com oportunidades para níveis médio e superior. No dia 06 de fevereiro será a vez dos que postulam os cargos de nível fundamental.

A comissão pela aplicação das provas comunicou através de nota que a apresentação do passaporte sanitária ou cartão de vacina (físico ou virtual) será obrigatório para entrada nos locais de prova.

A iniciativa foi tomada em obediência ao Decreto Estadual número 34.509 de 05 de janeiro de 2022 e ao Decreto Municipal número 05 de 16 de janeiro de 2022, atendendo as orientações do Ministério Público.

Iguatu tem maior acumulado de chuva em janeiro no Ceará

 


Nesta semana, a cidade de Iguatu assumiu a liderança de registro de maior acumulado de chuva no decorrer deste mês de janeiro, no Ceará, com 384mm. Em segundo lugar, está Hidrolândia (379mm), seguido de Ibiapina (346.3mm); São Benedito (341mm); Granjeiro (331mm); Cariús (328mm); Várzea Alegre (324mm); Jucás (319.5mm); Cedro (316mm); e Ibaretama (303mm).

Os dados são parciais e foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta última sexta-feira (28). À medida que as chuvas ocorrem e as informações são enviadas, a Funceme vai atualizar os registros pluviométricos.

Além do registro do posto da Funceme, na Ematerce, no bairro Esplanada, o município de Iguatu registrou até ontem 384mm, que representa um desvio positivo de 169.5%.

O acumulado de chuva em outros postos de coletas no município de Iguatu são: Baú (332mm); Barro Alto (287.4mm); Quixoá (141.4mm); e Riacho Vermelho (85mm).

Os dados revelam claramente que há variação de pluviometria no município. No distrito de Riacho Vermelho, por exemplo, a média histórica para janeiro é de 147mm, mas até ontem só foram observados 85mm, ou seja, havia um déficit de 42.2%.

Já no Baú, o esperado são 135.7mm, entretanto já choveu 332mm, isto é, um desvio positivo de 144.6%. A Praça

Acopiara é o quarto município do Ceará mais atingido por raios em janeiro

 


O Ceará já contabilizou 32.964 raios neste ano, com dados coletados entre o dia primeiro até a última quarta-feira (26), conforme balanço do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará. A maior parte dos registros se concentram nas macrorregiões Sertão de Crateús, Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.

O Sertão de Crateús liderou a quantidade de raios, com 5.038, seguido de Vale do Jaguaribe, com 5.031, e do Centro-Sul, com 4.935.

Dentre os municípios mais atingidos estão Crateús e Granja, com, respectivamente, 1.881 e 1.173 ocorrências. Logo em seguida, a Enel aponta Santa Quitéria (995), Acopiara (820) e Morada Nova (741).

Em 2022, o dia 13 de janeiro apresentou o maior número de descargas atmosféricas no Estado, somando um total de 6.852 raios. A segunda e a terceira data com maior registro aconteceram nos dias 11 (5.333) e 1 (2.706).

Ceará deve ter chuvas isoladas em todas as macrorregiões neste fim de semana

 


O Ceará deve registrar chuvas isoladas em todas as macrorregiões, em especial no Cariri e na Ibiapaba, neste fim de semana, segundo a previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

"Devemos ter chuvas em todas as regiões cearense, só que, no entanto, essas chuvas devem acontecer de forma mais isolada.", disse Bruno Rodrigues, meteorologista da Funceme.

Neste sábado (29), o céu deve variar entre nublado a parcialmente nublado no Estado. A possibilidade de chuva isolada é alta na maioria das macrorregiões, exceto no Sertão Central e Inhamúns, onde a probabilidade é baixa. Conforme o órgão, as precipitações devem ser de intensidade de fraca a moderada, e de caráter passageiro.

Já no domingo (30), há alta possibilidade de atividade pluviométrica no Cariri e na Ibiapaba. No entanto, na faixa litorânea e no Maciço de Baturité a previsão é de baixa possibilidade de chuva. O céu deve se manter entre nublado a parcialmente nublado.

Recursos do FUNDEB em Acopiara, no valor de R$ 236 mil são utilizados para pagar a matança de baratas, escorpiões, cupins, ratos, formigas, pulgas e afins

 

Como não tem vereador para fiscalizar os gastos, a Prefeitura de Acopiara contratou uma empresa de Juazeiro do Norte (M. C. A. SOUTO FILHO), no valor de R$ 236.572,06 (duzentos e trinta e seis mil, quinhentos e setenta e dois reais e seis centavos), objetivando matar as pragas existentes nas escolas da rede municipal de ensino, dentre elas, baratas, escorpiões, cupins, ratos, formigas, pulgas e afins. 

Segundo a Prefeitura, a ideia é manter os equipamentos limpos e saudáveis para os alunos. Fonte de recurso: FUNDEB!

Aneel - Bandeira verde para famílias de baixa renda será mantida em fevereiro

 Famílias inscritas no programa Tarifa Social não vão pagar taxas adicionais na taxa de luz, no mês que vem

Bandeira tarifária verde indica condições mais favoráveis de geração de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (28), que as famílias de baixa renda, beneficiadas pela tarifa social de energia elétrica, não vão pagar taxas adicionais nas contas de luz em fevereiro. Ou seja, continuarão com a bandeira tarifária verde no mês que vem.
Conforme a Aneel, as famílias de baixa renda também continuam com direito ao desconto nas tarifas, que varia de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo.
Apesar da melhora nos níveis dos reservatórios, continua em vigor no Brasil a bandeira escassez hídrica, a mais cara, com cobrança de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este é o valor pago pelos demais consumidores, que não estão na tarifa social.

Ceará tem estabilidade de casos de Covid-19 com tendência de queda

 Cenário da pandemia foi atualizado pelo governador, Camilo Santana, e pelo secretário da Saúde, Marcos Gadelha, na tarde desta sexta-feira

Positividade dos exames vêm caindo nas últimas semanas, conforme o secretário da saúde do estado

O governador Camilo Santana (PT) afirmou, nesta sexta-feira (28), que o estado do Ceará apresenta estabilidade de casos confirmados de Covid-19 com tendência de queda. O cenário da pandemia nesta terceira onda da doença foi atualizado pelo gestor e pelo secretário da Saúde, Marcos Gadelha, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Eles alertaram, contudo, que os números continuam altos e estão sendo avaliados semanalmente pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. Segundo o secretário, três pontos indicam a estabilidade e a tendência de queda:

Diminuição da positividade de exames realizados

Redução no número de casos diários

Queda na demanda por atendimento de síndromes gripais nas unidades de saúde

"Já se identifica uma estabilidade em casos [de Covid-19] com tendência de queda, isso mostra que os casos de ômicron estão começando a se estabilizar e cair. E também, principalmente, reduzindo a gravidade dos casos", afirmou Camilo.

Positividade - Segundo Marcos Gadelha, um índice que aponta para a estabilidade e tendência de queda de casos de Covid nesta terceira onda é a redução dos casos positivos diários em exames para detecção do coronavírus.

Redução de casos diários - Conforme Gadelha, o Ceará já atingiu o pico de casos de Covid e isso ocorreu de forma mais rápida do que nas outras duas ondas. "[Na terceira onda], a gente teve um grande número de casos, equivalente ao número de casos da segunda onda, mas isso acontecendo num espaço de tempo muito curto".

Atendimentos em queda - O outro fator considerado preponderante para afirmar que há estabilidade nos casos de Covid-19 é a redução na demanda por atendimento nas unidades de saúde públicas do estado e na capital, Fortaleza. Os dados se referem especialmente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e aos postos de saúde.
De acordo com o secretário, o sistema de saúde estadual conseguiu reter o número de pessoas doentes por causa da vacinação contra a Covid-19, pois, proporcionalmente, a quantidade de pacientes com necessidades de leitos de atenção foi menor.
Enquanto 25 em cada 100 pessoas que iam às UPAs precisavam de transferência durante a primeira onda, apenas 5 em cada 100 precisaram ser transferidas durante a terceira onda. "Esse dado das UPAs mostra exatamente o que significou as pessoas estarem vacinadas nessa nova onda da ômicron no Ceará", disse o governador.

Iguatu - Homem é morto a tiros na noite desta sexta-feira

 


A vítima identificada pelo nome Tiago Diniz, 39, foi executada a tiros quando seguia no cruzamento das Ruas Júlio Cavalcante com a Rua 13 de Maio na cidade de Iguatu. O crime ocorreu nesta noite de sexta-feira, 28.
A investigação adianta que a vítima foi perseguida por dois homens que a abordaram de bicicleta. Um dos suspeitos efetuou diversos disparos. Tiago morreu no local antes do socorro médico.
A Polícia Civil através da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu iniciou as investigações e eventuais motivações do crime. A Polícia Militar tenta prender algum suspeito.

Números - Esse foi o segundo homicídio no ano de 2022. Até então o primeiro crime do ano havia sido no dia 10 de janeiro, quando Idamar Lima Pereira, 36, foi morto a golpes de faca pelo próprio irmão. No ano passado, Iguatu contabilizou 25 mortes de crimes dessa natureza.

Iguatu - Açude Trussu ganha mais de 1 metro de seu nível em janeiro

  O aporte foi graças às precipitações localizadas da pré-estação chuvosa no Ceará


O açude Roberto Costa, popularmente conhecido como Trussu, é estratégico para o abastecimento das cidades de Iguatu e de Acopiara, na região Centro-Sul do estado. O reservatório recebeu recarga de 0,62% em janeiro e chega ao fim do mês com volume de 24,67%.
O aporte foi graças às precipitações localizadas da pré-estação chuvosa no Ceará. Em janeiro de 2020, o reservatório estava com 19% da capacidade.
O ganho representa um pouco mais de 1m60cm do seu nível. Em dezembro o Trussu tinha 24,05% e chegou nesta sexta-feira, 28, a 24,67 %. Apesar do bom início e ainda faltando três dias para o seu fim, o mês em aporte não supera ao do mesmo período do ano passado. Na época, em 31 dias o reservatório obteve um ganho de 2%.
Em 2012, o açude Trussu, a exemplo de outros no Ceará, entrou em curva decrescente de perda de volume em decorrência do ciclo de seca que castigou o Estado por sete anos. No fim da quadra chuvosa (maio) de 2012, o reservatório acumulava 94%. Cinco anos depois, em janeiro de 2017, estava com 13,62% do volume e, no mesmo período de 2018, chegou a 7,82. Em janeiro de 2019 caiu ainda mais e estava apenas com 3,3%. Em janeiro de 2020, o reservatório estava com 1,31% da capacidade, seu pior nível da história.
O Trussu começou a se recuperar e no final de maio de 2020, fim da quadra chuvosa, terminou com 24,5%, suficiente para tirar as cidades de Iguatu e de Acopiara da crise de abastecimento na época.

Ceará - O Ceará está, atualmente, com dois açudes pequenos sangrando, mas os grandes reservatórios continuam com volume abaixo de 30% de suas capacidades. As informações estão disponíveis no portal hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O açude Germinal, no município de Palmácia, e a Barragem do Batalhão sangraram neste mês de janeiro. O portal hidrológico da Cogerh ainda aponta que há 71 reservatórios cearenses com volume de água inferior a 30%. Entre eles, estão os três maiores do Ceará: o Castanhão, o Banabuiú e o Orós.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Centro-norte apresenta cenário favorável a chuva nesta quinta-feira

 


Centro-norte apresenta cenário favorável a chuva nesta quinta-feira

Nos últimos dois dias, as principais precipitações foram registradas no interior do Estado, cenário que pode mudar com as atuais condições meteorológicas. Amanhã, a tendência é que os acumulados se concentrem no período da madrugada até o final da manhã nas áreas próximas ao litoral. Já ao longo do dia, as demais áreas, onde as chances são menores, entre tarde e noite.

Para sexta-feira (21), há tendência de chuva em todas as macrorregiões, com intensidade de fraca a moderada, de caráter passageira e em pontos isolados do Estado.

Em geral, a Funceme indica que as precipitações esperadas deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Nos últimos dois dias, as principais precipitações foram registradas no interior do Estado, cenário que pode mudar com as atuais condições meteorológicas. Amanhã, a tendência é que os acumulados se concentrem no período da madrugada até o final da manhã nas áreas próximas ao litoral. Já ao longo do dia, as demais áreas, onde as chances são menores, entre tarde e noite.

Para sexta-feira (21), há tendência de chuva em todas as macrorregiões, com intensidade de fraca a moderada, de caráter passageira e em pontos isolados do Estado.

Em geral, a Funceme indica que as precipitações esperadas deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

QUIXELÔ: CAMINHÃO CAPOTA E CARGA DE CARNE BOVINA É SAQUEADA

 De acordo com informações da Polícia Militar, ocorreu o capotamento de um caminhão na CE-375, no município de Quixelô, no início da tarde desta segunda-feira (17). Conforme repassou o motorista do veículo à Polícia, o mesmo perdeu o controle numa curva vindo a capotar e em seguida várias pessoas desconhecidas se aproveitaram para furtar a carga de carne bovina que estava no caminhão. O condutor sofreu apenas escoriações. Agora, a Polícia investiga o fato para identificar os autores do saque.

ACOPIARA: OPOSIÇÃO DEMONSTRA QUE HÁ RACHA POLÍTICO

 


Pelo que se comenta e o que se vê nos bastidores políticos de Acopiara, parece que existe de fato um racha no grupo de oposição local. O ex-vereador Vicente Junior e a atual vereadora Giovana Moreira, tem sido vistos juntos realizando visitas às comunidades e participando de reuniões com lideranças políticas e comunitárias. Sabe-se que no momento a oposição é formada por dois grupos distintos, o do ex-prefeito Dr. Vilmar e o do prefeito de Fortaleza, Dr. Sarto, que é comandado em Acopiara por sua prima a vereadora Giovana Moreira. Por sinal os dois grupos terão candidatos diferentes nas eleições deste ano de 2022 para deputados federal e estadual.

MOTIVO DO RACHA

De acordo com informações extra oficiais, o racha no grupo da oposição se deu por que o ex-prefeito de Acopiara não quis apoiar os candidatos à deputado federal e estadual do Dr.Sarto, escolhendo outros nomes para trabalhar e votar.

Fala-se que com isso, o racha do momento pode levar a um racha completo para as eleições municipais de 2024.

SERÁ QUE TEREMOS CHAPA MAJORITÁRIA COM VICENTE JR E GIOVANA?

Existe um grupo de políticos dissidentes que criaram a chamada 3ª Via para concorrer às eleições de prefeito em 2024 e os mesmos não querem se aliar com nenhum líder político tradicional. E nesse grupo se trabalha o nome de Vicente Jr e Giovana Moreira para o futuro desta 3ª Via.

REDES SOCIAIS REPERCUTEM

Nas redes sociais já tem por parte de muitos o apoio à provável aliança entre Vicente Junior e Giovana Moreira.

SITUAÇÃO CONTINUA FIRME

Enquanto a oposição se divide, a ala política da situação comandada pelo atual prefeito Antônio Almeida, começa a trabalhar nomes para 2024, dentre estes, aparece forte o nome da atual vice-prefeita Dra. Ana Patrícia. Nomes como o de Dênis Bastos e Eduardo Gaspar, surgem muito bem também para uma provável disputa à vice-prefeito. Claro que são especulações políticas e muita história ainda pode ser contada nesses próximos três anos que antecedem às eleições municipais.

Veja previsão do tempo no Ceará para quinta e sexta-feira

 

Céu varia de nublado a parcialmente nublado no Estado

Há tendência de chuva nas macrorregiões do Centro-Norte do Ceará nesta quinta-feira (20). De acordo com informações da Funceme, o litoral de Fortaleza, o litoral do Pecém, o Maciço de Baturité e o baixo Jaguaribe serão as regiões mais atingidas pelas chuvas.
Já nas regiões do Centro-Sul do Estado, a tendência é de chuva passageira e em pontos isolados.
Nesta quinta, o céu irá variar de parcialmente nublado a nublado em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva no Cariri e no sul do Sertão Central Inhamuns. Nas demais macrorregiões, a previsão é de chuva.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA - Para sexta-feira (21), a tendência é de chuva em todas as macrorregiões, com intensidade de fraca a moderada, de caráter passageiro e em pontos isolados do Ceará.

CHUVAS DE HOJE NO CEARÁ - Até a manhã desta quinta-feira, choveu em 22 municípios do Ceará. O município de Granja registra a maior chuva, com 50 milímetros, seguido de Aquiraz, com 30. Os dados são atualizados pela Funceme a partir das informações enviadas pelos municípios.

Veja previsão do tempo no Ceará para quinta e sexta-feira

 

Céu varia de nublado a parcialmente nublado no Estado

Há tendência de chuva nas macrorregiões do Centro-Norte do Ceará nesta quinta-feira (20). De acordo com informações da Funceme, o litoral de Fortaleza, o litoral do Pecém, o Maciço de Baturité e o baixo Jaguaribe serão as regiões mais atingidas pelas chuvas.
Já nas regiões do Centro-Sul do Estado, a tendência é de chuva passageira e em pontos isolados.
Nesta quinta, o céu irá variar de parcialmente nublado a nublado em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva no Cariri e no sul do Sertão Central Inhamuns. Nas demais macrorregiões, a previsão é de chuva.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA - Para sexta-feira (21), a tendência é de chuva em todas as macrorregiões, com intensidade de fraca a moderada, de caráter passageiro e em pontos isolados do Ceará.

CHUVAS DE HOJE NO CEARÁ - Até a manhã desta quinta-feira, choveu em 22 municípios do Ceará. O município de Granja registra a maior chuva, com 50 milímetros, seguido de Aquiraz, com 30. Os dados são atualizados pela Funceme a partir das informações enviadas pelos municípios.

Auxílio Brasil deve injetar, no mínimo, R$ 84 bilhões na economia

 


Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado hoje (19), analisa que o programa Auxílio Brasil deverá injetar na economia, ao longo deste ano, pelo menos R$ 84 bilhões, dos quais 70,43%, ou o equivalente a R$ 59,16 bilhões, deverão se transformar em consumo imediato, enquanto 25,74% (R$ 21,62 bilhões) se destinarão para quitação ou abatimento de dívidas e 3,83%, ou R$ 3,21 bilhões, serão poupados para consumo futuro.

O programa Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família, extinto no ano passado, e teve suas primeiras parcelas mensais pagas aos beneficiários em 2022 a partir de ontem (18).

Em entrevista à Agência Brasil, o economista da CNC, Fabio Bentes, explicou que o valor de R$ 84 bilhões foi apurado tomando por base o benefício mínimo de R$ 400. “Como a gente não sabe quanto cada brasileiro vai receber, porque depende de outras variáveis, a gente fez a conta por baixo. Como o benefício mínimo é de R$ 400 pago a 17,5 milhões de famílias, durante 12 meses, isso perfaz R$ 84 bilhões”. Esse será o valor que o programa vai disponibilizar, no mínimo, em 2022. Entretanto, como o benefício é variável, a estimativa pode ser ainda mais otimista: R$ 89,9 bilhões.

A estimativa da CNC é que 70% desse montante se destinará ao consumo imediato, mas não ao consumismo, até porque os elegíveis do antigo Bolsa Família estão na pobreza extrema ou na pobreza, afirmou Bentes. “Há necessidades de curtíssimo prazo, por conta da pandemia e da letargia da economia, e as famílias vão ter que fazer frente a esses gastos com alimentação, com medicamentos, serviços do dia a dia, transportes”, indicou.

Auxílio gás de 52 reais: quem tem direito e como consultar?

 


O governo assinou o o decreto que regulamenta o Auxílio Gás, benefício que disponibiliza um ticket a cada dois meses, desde dezembro de 2021, para famílias de baixa renda comprar gás de cozinha. Mas quem tem direito ao vale gás de 52 reais e como consultar? Veja a seguir.

O que é o Vale gás de 52 reais?

De acordo com o decreto que regulamenta a Lei 14.237/21, que institui o programa, o vale gás de 52 reais é destinado a famílias de baixa renda, como forma de aliviar a alta do preço do gás de cozinha.

De acordo com o governo federal, o valor cálculo corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do botijão no país está, hoje, em R$ 102,46.

O vale gás não abrirá inscrições. Quem tem direito ao programa são os beneficiários do Cadastro Único e do BPC. O benefício será distribuído durante 5 anos, portanto, deve haver 30 parcelas do vale gás de 52 reais. Pode consultar pelo Caixa Tem, com o CPF.

 


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, nesta quinta-feira, 20, a primeira previsão de chuva para a quadra chuvosa. Em 17 de dezembro de 2021, uma reunião de Análise e Previsão Climática, realizada realizada na cidade de Cachoeira Paulista (SP), apontou para um prognóstico favorável com chuvas acima da categoria normal no Ceará.

Os modelos de previsão climática para o Ceará no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2022 realizados pelos institutos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ((CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são coincidentes com esta previsão.

Andréia Ramos é meteorologista do Cptec e confirmou o quadro favorável de “chuvas acima da média na região Oeste (Sertões de Crateús e dos Inhamuns) e Sul (Cariri) do Ceará acima da média e nas demais áreas dentro da média” para os três primeiros meses do ano. “Estimamos em 80% as chances de chuvas acima da categoria normal neste período”.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ACOPIARA: PREFEITURA PAGA RATEIO DO FUNDEB

 


O Secretário da Educação do município de Acopiara Robinho Almeida em uma "live" no início da tarde desta sexta-feira (14) anunciou o pagamento do dinheiro do Fundeb.

A Prefeitura de Acopiara depositou ainda na tarde desta sexta-feira, 14, o pagamento aos profissionais da Educação do município.

Robinho Almeida aproveitou o momento para explicar como foi feito o cálculo do rateio e quais os profissionais que teriam direito ao mesmo. Para quem interessar, a "live" está na página da Prefeitura de Acopiara no Facebook.

Mais uma demonstração de compromisso e responsabilidade com os servidores da Terra do Lavrador!